Um menino - Presente Diário 19092022


Um menino

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
"Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, [...]"

"Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que se aproximava, Jesus disse a Filipe: "Onde compraremos pão para esse povo comer? "
Fez essa pergunta apenas para pô-lo à prova, pois já tinha em mente o que ia fazer.
Filipe lhe respondeu: "Duzentos denários não comprariam pão suficiente para que cada um recebesse um pedaço! "
Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra:
"Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente? "
Disse Jesus: "Mandem o povo assentar-se". Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens.
Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes.
Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: "Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado".
Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido."
"

"Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias,"
João 6:5-13 Lucas 12:35

Palavra Resumida

É impressionante a quantidade de anônimos que a Bí­blia faz questão de citar – como no caso do menino citado na leitura indicada, com seus cinco pães e dois peixes. Não é errado valorizar pessoas, elogiar, dar honra a quem merece – pelo contrário.

Mas não podemos esquecer que tudo o que temos e somos vem de Deus. Por isso, ninguém é mais importante do que o outro. Principalmente no reino de Deus, os cristãos fazem parte de um corpo, e cada um deve desempenhar sua função.

Pensando no menino do texto, pode-se afirmar que, mais importante do que o seu nome, foi sua atitude. Por isso, mesmo anônimo, será sempre lembrado. No livro Servos desconhecidos, o reverendo Lucas Pina enumera três lições que se pode aprender com este rapazinho.

Em primeiro lugar, ele estava ali porque queria conhecer Jesus, aprender quem ele era e o que ensinava. Em segundo lugar, preparou-se para permanecer por longo tempo – havia levado até lanche! Nem mesmo os discípulos de Jesus tinham se precavido dessa forma.

Terceiro, dispôs-se a compartilhar sua comida com os outros. Não sabia o que aconteceria, mas aparentemente não se opôs a entregar o que tinha levado. Para quem entregou sua vida a Jesus, a preocupação maior deve ser sempre servir a Deus.

No contexto do versículo-chave, o próprio Cristo insiste com os discípulos para que eles se mantenham sempre vigilantes e prontos para fazer o que o Senhor espera deles. Por isso, mais do que buscar fama, é preciso procurar conhecer a Jesus e sua vontade.

Isso se faz lendo a Bí­blia com regularidade e colocando em prática tudo o que se ouve, com perseverança, mesmo que leve tempo. Da mesma forma, precisamos estar dispostos a contribuir com a obra de Deus, disponibilizando nosso tempo, recursos e forças. Mesmo que isso pareça insignificante, lembre-se: Jesus multiplica o que temos e realiza grandes milagres com pouco.

Um servo disposto e atento traz honra para seu senhor – principalmente se este for Deus.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
GONÇALVEZ, Hebert dos Santos, Itapeva/SP Um menino. [S.I.] 2022.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 19 de Setembro de 2022.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida