Ajuda decisiva - Presente Diário 13Out2022


Ajuda decisiva

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Asa tinha um exército de trezentos mil homens de Judá, equipados com [...]

Asa tinha um exército de trezentos mil homens de Judá, equipados com escudos grandes e lanças, e duzentos e oitenta mil de Benjamim, armados com escudos pequenos e arcos. Todos eram valentes homens de combate.
O etíope Zerá marchou contra eles com um exército de um milhão de soldados e trezentos carros de guerra, e chegou a Maressa.
Asa saiu para enfrentá-lo, e eles se puseram em posição de combate no vale de Zefatá, perto de Maressa.
Então Asa clamou ao Senhor, o seu Deus: "Senhor, não há ninguém como tu para ajudar os fracos contra os poderosos. Ajuda-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, pois em ti pomos a nossa confiança, e em teu nome viemos contra este imenso exército. Ó Senhor, tu és o nosso Deus; não deixes o homem prevalecer contra ti".
O Senhor derrotou os etíopes diante de Asa e de Judá. Os etíopes fugiram,
e Asa e seu exército os perseguiram até Gerar. E caíram tantos deles que o exército não conseguiu recuperar-se; foram destruídos perante o Senhor e suas forças. E os homens de Judá saquearam muitos bens.
Destruíram todas as cidades ao redor de Gerar, pois o terror do Senhor havia caído sobre elas. Saquearam todas essas cidades, pois havia nelas muitos despojos.
Também atacaram os acampamentos onde havia gado e se apoderaram de muitas ovelhas, cabras e camelos. E então voltaram para Jerusalém.

O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
2 Crônicas 14:8-15 Salmos 121:2


Sonhamos em ter uma vida bem-sucedida, com muita paz e saúde, cheia de realizações e sem problemas. Muitos conseguiram isto, pelo menos por um tempo. Um deles foi um sujeito chamado Asa: nascido “em berço de ouro” (seu pai era o rei de Judá), cresceu sabendo que poderia ter e fazer tudo que quisesse.

Ele começou bem seu reinado de 41 anos, temendo a Deus e fazendo o que ele aprovava. Sem estar envolvido em guerras, teve liberdade para aproveitar sua condição e realizar bons projetos.

Entre eles, acabar com a idolatria em seu país, reconduzi-lo ao culto do Deus verdadeiro e prepará-lo contra eventuais invasões, fortificando a defesa das cidades e mantendo um exército pronto para defendê-lo.

Mas, após dez anos de paz, de repente Asa se viu diante de uma terrível ameaça: um poderoso exército estava pronto para atacá-lo. Ele sabia que, apenas com os seus recursos, perderia a batalha.

Ameaçado de perder seu trono e talvez a própria vida, de ver seu país saqueado e seu povo massacrado ou levado para o exílio, ele poderia ter caído no desespero: tudo que construiu ia virar pó.

Não é assim que acontece com muitos? Com as finanças em dia, seguem uma boa carreira, constroem, viajam, sonham... e eis que sofrem uma calamidade, diante da qual se sentem impotentes.

Talvez você esteja nesta situação: perdeu um ente querido, foi acometido por uma doença grave, sua empresa faliu, você ficou desempregado ou ainda foi atingido por outra fatalidade. Como reagir nesta hora?

O que o rei fez? “Asa clamou ao SENHOR, o seu Deus: Senhor, não há ninguém como tu para ajudar os fracos contra os poderosos. Ajuda-nos, ó SENHOR, ó nosso Deus...” (v. 11). Deus respondeu sua oração, pois “derrotou os etíopes” (v. 12).

Talvez você não possa impedir que as situações ruins aconteçam em sua vida, mas pode clamar a Deus quando elas surgirem.

Nas situações mais difíceis, podemos clamar a Deus: ele nos ajudará!

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
MARKUS, Sérgio Vilmar, Panambi/RS  Ajuda decisiva. [S.I.] 2022.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 13 de Outubro de 2022.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida