Vigilantes - Presente Diário 6Nov2022


Vigilantes

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, [...]

"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai.
Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo.
É como um homem que sai de viagem. Ele deixa sua casa, encarrega de tarefas cada um dos seus servos e ordena ao porteiro que vigie.
Portanto, vigiem, porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer.
Se ele vier de repente, que não os encontre dormindo!
O que lhes digo, digo a todos: Vigiem! "

Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo.
Marcos 13:32-37 Marcos 13:33

Palavra Resumida

Em Israel, muitas casas eram separadas da estrada ou da rua por um muro alto que as cercava. A casa propriamente dita, juntamente com outras construções, ficava afastada do portão. Perto da entrada, estava a pequena casa do porteiro, o responsável por vigiar o acesso à propriedade.

Assim, ele montava guarda na entrada de um pátio comum a várias residências. Dele esperava-se que estivesse atento à noite e que descansasse durante o dia.

As instruções claras do dono da casa implicavam dois aspectos ao mesmo tempo: a certeza do seu retorno e a incerteza a respeito do momento exato. Naturalmente, diante disso dormir em serviço seria falta grave.

O que Jesus ensina aqui é que o dever de seus seguidores é vigiar, para ter certeza de que estão prontos no momento em que o Senhor vier (versículo em destaque).

Ser servo vigilante não é ficar de braços cruzados, apenas calculando o tempo da sua vinda, mas viver dia e noite à luz desta certeza. Isso significa fazer mais do que ficar de olhos abertos: cada ser humano recebeu de Deus tarefas a cumprir, e deve ocupar-se incessantemente com elas (v.34).

Para o filho de Deus, isso inclui, acima de tudo, a obra de pregar o Evangelho a homens e mulheres de cada nação. Essa esperança do futuro certo ao lado do Senhor é sua inspiração para o presente.

E a incerteza a respeito da hora em que esse futuro se concretizará alimenta o seu senso de urgência. Ele sabe que não há tempo a perder para cumprir as ordens que recebeu.

Jesus termina, então, sua parábola, com a seguinte exortação: “O que lhes digo, digo a todos: vigiem!” (v.37).

A ignorância quanto ao tempo do retorno do Mestre não é desculpa para ficar indiferente nem para cair no fanatismo, mas para estar alerta, com uma ansiosa e alegre expectativa da sua vinda.

Que a certeza da volta de Cristo determine todas os passos da nossa vida!

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
KUNZ, Claiton André, Ijuí/RS  Vigilantes. [S.I.] 2022.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 6 de Novembro de 2022.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida