A ira de Deus - Presente Diário 1Mar2023


Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
" Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu quem pode desfazer? " [...]

Este havia perguntado aos seus oficiais: "Por acaso vocês não sabem que Ramote-Gileade nos pertence, e ainda assim não estamos fazendo nada para retomá-la do rei da Síria? "
Então perguntou a Josafá: "Irás comigo lutar contra Ramote-Gileade? " Josafá respondeu ao rei de Israel: "Sou como tu, e meu povo é como o teu povo, e os meus cavalos são como se fossem teus".
Mas acrescentou: "Peço-te que busques primeiro o conselho do Senhor".
Então o rei de Israel reuniu quatrocentos profetas, e lhes perguntou: "Devo ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não? " Eles responderam: "Sim, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei".
Josafá, porém, perguntou: "Não existe aqui mais nenhum profeta do Senhor, a quem possamos consultar? "
O rei de Israel respondeu a Josafá: "Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá". "O rei não deveria dizer isso", Josafá respondeu.
Então o rei de Israel chamou um dos seus oficiais e disse: "Traga Micaías, filho de Inlá, imediatamente".
Usando vestes reais, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam sentados em seus tronos, na eira, junto à porta de Samaria, e todos os profetas estavam profetizando em transe diante deles.
E Zedequias, filho de Quenaaná, tinha feito chifres de ferro, e declarou: "Assim diz o Senhor: ‘Com estes chifres tu ferirás os arameus até que sejam destruídos’ ".
Todos os outros profetas estavam profetizando a mesma coisa, dizendo: "Ataca Ramote-Gileade, e serás vitorioso, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei".
O mensageiro que tinha ido chamar Micaías lhe disse: "Veja, todos os outros profetas estão predizendo que o rei terá sucesso. Sua palavra também deve ser favorável".
Micaías, porém, disse: "Juro pelo nome do Senhor, que direi o que o Senhor me mandar".
Quando ele chegou, o rei lhe perguntou: "Micaías, devemos ir à guerra contra Ramote-Gileade, ou não? " Ele respondeu: "Ataca, e serás vitorioso, pois o Senhor a entregará nas mãos do rei".
O rei lhe disse: "Quantas vezes devo fazer você jurar que irá me dizer somente a verdade em nome do Senhor? "
Então Micaías respondeu: "Vi todo o Israel espalhado pelas colinas, como ovelhas sem pastor, e o Senhor dizer: ‘Estes não têm dono. Cada um volte para casa em paz’ ".
O rei de Israel disse a Josafá: "Não lhe disse que ele nunca profetiza nada de bom a meu respeito, mas apenas coisas ruins? "
Micaías prosseguiu: "Ouça a palavra do Senhor: Vi o Senhor assentado em seu trono, com todo o exército dos céus ao seu redor, à sua direita e à sua esquerda.
E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe para que ataque Ramote-Gileade e morra lá? ’ "E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra,

Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.
2 Reis 22:3-20 Hebreus 10:31

Palavra Resumida

Para muitos, Deus é um velho bonzinho, tolerante e inofensivo, tipo Papai Noel. Alguém que não deveria atemorizar ninguém. Talvez por isso a rebelião contra sua lei é cada vez mais ousada, praticada até com orgulho, sem medo de punição.

Mas o Deus único e verdadeiro da Bíblia não é incapaz de condenar, como se fosse só um Deus de amor. Ele é também totalmente santo e justo. Ao ouvir a leitura do então ignorado livro da Lei de Deus, o rei Josias reconheceu que a ira do Senhor deveria ser grande e merecida, devido à desobediência do povo.

E a profetisa Hulda, consultada, confirmou que havia motivo para apreensão. A causa básica era uma só: “Porque me abandonaram....” (v.17). O castigo anunciado cumpriu-se quando, entre 605 e 586 a.C., Nabucodonosor e seu exército sitiaram e destruíram Jerusalém e demais cidades de Judá, deportando a maioria do povo para a Babilônia (2Rs 25).

Mas também a outra parte da profecia se realizou: Josias foi poupado. Ele deu ouvidos ao alerta e reconheceu a desobediência de Israel, humilhando-se diante de Deus. O “cair em si” do rei o livrou do juízo, predito há muito tempo.

O mesmo Deus que se enfurece contra quem não se arrepende é também misericordioso para com os que se humilham, arrependidos, diante dele. Deus não castiga o transgressor porque tem prazer nisso.

O que realmente lhe agrada são mudanças de atitude como a de Josias: “Não tenho prazer na morte dos ímpios, antes tenho prazer em que eles se desviem dos seus caminhos e vivam” (Ez 33.11).

Sim, é verdade: se não houver arrependimento, o Senhor condenará, pois não pode concordar nem compactuar com o mal. No entanto, até o último segundo da nossa vida é possível obter reconciliação com o Senhor, sendo assim libertados da condenação e da morte eterna.

Arrependimento e fé em Jesus é tudo de que necessitamos. Aproveite essa chance antes que seja tarde!

O Senhor “não [quer] que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3.9b).

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
MARKUS, Sérgio Vilmar, Panambi/RS,  A ira de Deus. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 1 de Março de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida