Culpa e perdão - Presente Diário 4Mar2023


Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Depois que Natã foi para casa, o Senhor fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi. [...]

Depois que Natã foi para casa, o Senhor fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi.
E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão.
Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis, e recusou comer.
Sete dias depois a criança morreu. Os conselheiros de Davi estavam com medo de dizer-lhe que a criança estava morta, e comentavam: "Enquanto a criança ainda estava viva, falamos com ele, e ele não quis escutar-nos. Como vamos dizer-lhe que a criança morreu? Ele poderá cometer alguma loucura! "
Davi, percebendo que seus conselheiros cochichavam entre si, compreendeu que a criança estava morta e perguntou: "A criança morreu? " "Sim, morreu", responderam eles.
Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do Senhor e adorou. E voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu.
Seus conselheiros lhe perguntaram: "Por que ages assim? Enquanto a criança estava viva, jejuaste e choraste; mas, agora que a criança está morta, te levantas e comes! "
Ele respondeu: "Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: ‘Quem sabe? Talvez o Senhor tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver’.
Mas agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim".
Depois Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão. E o Senhor o amou
e, por isso, enviou o profeta Natã para dizer a Davi que, o menino deveria chamar-se Jedidias.

Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa
2 Samuel 12:15-25 Salmos 32:5

Palavra Resumida

O cap. 11 do 1º livro de Samuel é muito triste, com seu relato sombrio do adultério do rei Davi com a mulher de um de seus soldados e suas manobras para acobertar esse pecado.

Já o cap. 12 é de grande beleza, profundidade e significado espiritual, por nos ensinar sobre o perdão de Deus, sua maravilhosa graça e como lidar com a culpa. É claro que o pecado de Davi foi horrível.

Mas, diante da repreensão divina enviada pelo profeta Natã, ele reconhece seu erro e confessa: “De fato, pequei contra o Eterno!”. Assim, ouve também uma maravilhosa resposta da parte de Deus: “É verdade, mas o SENHOR perdoou você”!

O que chama a atenção neste texto é como Davi reage diante da disciplina do Senhor. A criança que nasceu do adultério fica doente, e sete dias depois morre. Durante esse tempo, o rei ora, jejua, fica sem dormir, prostrado no chão em sinal de humilhação e busca pelo Senhor.

Quando, no entanto, fica sabendo que o bebê morreu, Davi se levanta, lava o rosto, troca de roupa e vai ao templo adorar a Deus, aceitando seu perdão e soberania.

Muitas vezes é difícil lidar com a culpa. Ela tem seu lugar para nos lembrar que erramos, que ofendemos a Deus. Mas, quando confessamos nosso pecado e nos arrependemos, precisamos abandoná-la; do contrário, não estamos aceitando, pela fé, o perdão que Deus nos promete e dá.

A partir daí, ela se transformará em algo tremendamente prejudicial à nossa saúde mental, emocional, espiritual e até física, já que a culpa pode causar até doenças. Ter fé no perdão de Deus não é apenas aceitá-lo racionalmente, mas também permitir que essa certeza penetre no coração, que tome conta de emoções e sentimentos.

A graça de Deus é muito maior que todos os nossos pecados somados!

Todo pecado confessado a Deus é perdoado. E ponto final.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
BERTUNE, Genevaldo Edino de Souza, Jundiaí/SP  Culpa e perdão. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 4 de março de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida