A Verdade - Presente Diário 22Abr2023


Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
E ocorreu que Sefatias, filho de Matã, Gedalias, filho de Pasur, Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Malquias, ouviram o que Jeremias estava dizendo a todo o povo: [...]

E ocorreu que Sefatias, filho de Matã, Gedalias, filho de Pasur, Jucal, filho de Selemias, e Pasur, filho de Malquias, ouviram o que Jeremias estava dizendo a todo o povo:
"Assim diz o Senhor: ‘Aquele que permanecer nesta cidade morrerá pela espada, pela fome e pela peste; mas aquele que se render aos babilônios viverá. Escapará com vida e sobreviverá’.
E, assim diz o Senhor: ‘Esta cidade certamente será entregue ao exército do rei da Babilônia, que a conquistará’ ".
Então os líderes disseram ao rei: "Este homem deve morrer. Ele está desencorajando os soldados que restaram nesta cidade, bem como todo o povo, com as coisas que ele está dizendo. Este homem não busca o bem deste povo, mas a sua ruína".
O rei Zedequias respondeu: "Ele está em suas mãos; o rei não pode opor-se a vocês".
Assim, pegaram Jeremias e o jogaram na cisterna de Malquias, filho do rei, a qual ficava no pátio da guarda. Baixaram Jeremias por meio de cordas para dentro da cisterna. Não havia água na cisterna, mas somente lama; e Jeremias afundou na lama.

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.
Jeremias 38:1-6 2 Coríntios 5:21

Palavra Resumida

Você já passou apuros por falar a verdade? Penso que essa sensação é uma das piores que podemos ter. A injustiça é desanimadora, mas também sabemos que, mais cedo ou mais tarde, a realidade vai se evidenciar, embora ninguém acredite.

Jeremias viveu isso. Insistiu em falar a verdade de forma clara, mas, como esta não era conveniente aos que a ouviam, preferiram silenciá-lo.

Realmente a verdade muitas vezes dói. Deus havia ordenado ao seu povo que se rendesse aos babilônios (v. 2). O Deus de Israel também era conhecido como SENHOR dos Exércitos. Será que agora havia surgido um exército mais poderoso do que o do próprio Deus?

Deus seria destronado? Os líderes em Israel estavam dispostos, com suas próprias intenções egoístas, a provar que não. Mas Deus precisava disso? Claro que não. Deus não estava e nunca esteve preocupado em exibir seu poder. Ele não precisa disso. Ele é Deus. Ele é a Verdade.

Antes, estava ocupado em resgatar o seu povo de sua rebelião e desobediência. E, se para isso acontecer fosse necessário que os israelitas passassem um tempo de disciplina entre os babilônios, o Senhor o permitiria livremente. A lógica de Deus está acima dos esquemas humanos e joguetes de poder.

A prova cabal disso foi, mais tarde, a entrega de seu próprio Filho na cruz para morrer pela minha e pela sua desobediência. O inocente assumiu o castigo dos verdadeiros culpados, para poupá-los da morte eterna.

A Verdade foi cravada na cruz para que pudéssemos ser resgatados da lama das nossas transgressões diante de Deus.

Falando em lama: do fundo da cisterna, envolto em lama, também Jeremias foi resgatado. O Senhor proveu livramento para ele das injustiças sofridas. Isso também nos ensina que, apesar de consequências difíceis por nos mantermos na verdade, essa é a vida que vale a pena. Pois o próprio Deus é a nossa justiça.

Enquanto as verdades do mundo são relativas, as de Deus são absolutas e imutáveis.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
HEINZ, Alison Diogo, Blumenau/SC  A verdade. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 22 de Abril de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida