Benefício próprio - Presente Diário 13Abr2023


Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão:
"Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores. [...]

Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão:
"Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores.
Diga-lhes: ‘Juro pelo meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram:
Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim.
Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
Mas, quanto aos seus filhos, sobre os quais vocês disseram que seriam tomados como despojo de guerra, eu os farei entrar para desfrutarem a terra que vocês rejeitaram.
O cadáveres de vocês, porém, cairão neste deserto.
Os filhos de vocês serão pastores aqui durante quarenta anos, sofrendo pela infidelidade de vocês, até que o último cadáver de vocês seja destruído no deserto.
Durante quarenta anos vocês sofrerão a conseqüência dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição; cada ano corresponderá a cada um dos quarenta dias em que vocês observaram a terra’.
Eu, o Senhor, falei, e certamente farei essas coisas a toda esta comunidade ímpia, que conspirou contra mim. Encontrarão o seu fim neste deserto; aqui morrerão".
Os homens enviados por Moisés em missão de reconhecimento daquela terra voltaram e fizeram toda a comunidade queixar-se contra ele ao espalharem um relatório negativo;
esses homens responsáveis por espalhar o relatório negativo sobre a terra morreram subitamente de praga perante o Senhor.
De todos os que foram observar a terra, somente Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, sobreviveram.
Quando Moisés transmitiu essas palavras a todos os israelitas, eles choraram amargamente.
Na madrugada seguinte subiram para o alto da região montanhosa, e disseram: "Subiremos ao lugar que o Senhor prometeu, pois cometemos pecado".
Moisés, porém, disse: "Por que vocês estão desobedecendo à ordem do Senhor? Isso não terá sucesso!
Não subam, porque o Senhor não está com vocês. Vocês serão derrotados pelos inimigos,
pois os amalequitas e os cananeus os enfrentarão ali, e vocês cairão à espada. Visto que deixaram de seguir ao Senhor, ele não estará com vocês".
Apesar disso, eles subiram desafiadoramente ao alto da região montanhosa, mas nem Moisés nem a arca da aliança do Senhor saíram do acampamento.
Então os amalequitas e os cananeus que lá viviam desceram e os derrotaram e os perseguiram até Hormá.

Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios.
Números 14:26-45 Provérbios 21:3

Palavra Resumida

O povo de Israel, prestes a conquistar a terra prometida, duvidou que Deus poderia dá-la. Os doze homens enviados para explorar a terra voltaram, relatando grandes obstáculos. Somente Josué e Calebe confiaram na palavra de Deus.

Alguém já escreveu que foi a geração que mais viu milagres do Senhor, mas também a que se mostrou mais incrédula. Crer de fato em Deus não depende de ver as maravilhas sobrenaturais que ele realiza, mas da nossa disposição em reconhecer quem ele é e em fazer sua vontade.

Por causa da sua rebeldia, os israelitas receberam a punição anunciada na leitura de hoje. Ao receber a dura notícia, o povo caiu em si e, tomado pela culpa de estragar o próprio futuro, quis reverter a situação.

Arrependeram-se - infelizmente não por causa de sua rebeldia (o verdadeiro problema), mas devido às consequências que isso traria. Deus não é um “gênio da lâmpada”, obrigado a satisfazer os nossos desejos. O que ele quer para nós é muito mais: um relacionamento próximo com ele.

Para isso, nos dá propósitos, nova vida, muda nosso ser, nosso caráter, nos reconcilia consigo e até conosco mesmos. A consequência da desobediência pareceu muito dura ao povo, que então quis conquistar a terra a todo custo, mas a ordem de Deus mudara e eles novamente não respeitaram.

Não estavam interessados em cumprir a vontade do Senhor, mas em seu próprio benefício ou prejuízo. No entanto, o melhor caminho, ainda que vá contra os nossos desejos ou nos obrigue a sofrer as consequências de um ato errado, sempre será obedecer às ordens divinas.

Não é possível comprar o favor de Deus com atos da nossa escolha, mesmo que pareçam profundamente piedosos. O principal benefício que podemos obter não material, mas uma vida transformada por meio do relacionamento com o Senhor.

Arrepender-se é passar a obedecer à vontade de Deus, qualquer que seja o custo.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
PINHEIRO, Ingelid Gundt, Santo Augusto/RS  Benefício próprio. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 13 de Abril de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida