Fraternidade - Presente Diário 3Abr2023

Presente Diário - Fraternidade

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros. [...]

Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.
Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,
não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.
Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.
Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.
Tito 3:3-8 2 Pedro 1:7

Palavra Resumida

Certa igreja distribuía aos seus visitantes cartões que tinham, de um lado, uma mensagem de boas-vindas e, do outro, um espaço para que escrevessem o nome e endereço. Após o culto, os cartões eram recolhidos por auxiliares.

Isto facilitava os contatos posteriores com as pessoas. O cartão também fazia um convite: “Se quiser demorar um pouco depois do culto, há alguém que gostaria de conversar com você”.

Quero destacar aqui a maneira simples e simpática com que esta comunidade resolveu tratar seus visitantes. A fé e a bondade são parceiras inseparáveis. Nossa devoção a Deus é aliada da fraternidade, que se materializa em gestos de amor.

Pedro começa o raciocínio do versículo em destaque com as palavras: “Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm” (2Pe 1.5a, NTLH). Ele esperava empenho dos cristãos em favor do próximo.

“Fazer o possível” não exige algo impossível, não pede um esforço sobrenatural, mas provavelmente é bem mais do que muitas vezes nos dispomos a fazer. Só que com isso perdemos muitas oportunidades de fazer o bem.

Pode ser que, por desconfiar dos outros, por achar que as pessoas são interesseiras ou más, nos tornamos mais frios e menos fraternos.

Mas quando lembramos que também fomos desobedientes e insensatos e que Deus, mesmo assim, por sua misericórdia, manifestou sua bondade para conosco e nos salvou por meio de Jesus Cristo, somos motivados a fazer o bem.

Na leitura bíblica, Paulo, depois de argumentar sobre este assunto, diz: “Insista em falar sobre o que Deus fez por nós, para que os que crerem se esforcem em praticar o bem” (cf. v. 8).

Tito deveria sempre lembrar seus ouvintes de que eles foram alcançados pela graça e misericórdia de Jesus. Esta lembrança é o maior estímulo para que pratiquemos boas obras e sejamos bondosos com nosso próximo.

Esforçar-se para fazer o bem ao próximo é nossa responsabilidade.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
GONÇALVEZ, Hebert dos Santos, Itapeva/SP  Fraternidade. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 3 de Abril de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida