Armas de guerra - Presente Diário 16Mai2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Samuel, contudo, ainda menino, ministrava perante o Senhor, vestindo uma túnica de linho. [...]

Davi disse a Saul: "Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele".
Respondeu Saul: "Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade".
Davi, entretanto, disse a Saul: "Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho,
eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo.
Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.
O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu". Diante disso Saul disse a Davi: "Vá, e que o Senhor esteja com você".
Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça.
Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: "Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado". Assim tirou tudo aquilo,
e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.
Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi.
Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele.
E disse a Davi: "Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? " E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses,
e disse: "Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo! "
E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.
Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.
Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos".
Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo.
Retirando uma pedra de seu alforje ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão.
Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou.

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,
1 Samuel 17:32-50 Efésios 6:11

Palavra Resumida

Hoje em dia, todo cristão – e o jovem em especial - é desafiado por terríveis lutas no dia a dia. São batalhas pela sobrevivência em um mundo competitivo, para tomar decisões e fazer escolhas, para manter um comportamento ético e sexual que agrade a Deus... um sem fim de conflitos espirituais.

Para resistir nessa guerra diária, é preciso cultivar qualidades úteis nesse tipo de enfrentamento.

Davi, também jovem e amado por Deus, tinha muitas características positivas que se manifestaram em sua vida. O texto bíblico sugerido para leitura mostra que esse caráter de Davi ficou evidente em várias oportunidades, mas principalmente na luta contra Golias, o gigante.

Quero destacar aqui três qualidades: coragem, inteligência e fidelidade.

Além de ter um físico privilegiado, Golias era um guerreiro experiente e estava bem armado, a tal ponto que impôs medo a todo o exército de Israel e seu rei, Saul – mas não a Davi.

A coragem deste brotava de sua história e vitórias do passado, conquistadas não por suas próprias habilidades, mas porque confiava em Deus, o Senhor dos Exércitos.

Em segundo lugar, ao ir para a luta, Davi recusou as armas que não conhecia e que não lhe davam liberdade de movimento. A armadura e a espada serviam para Saul, não para ele.

Escolher uma arma na qual era hábil - um simples, mas suficiente estilingue – foi sinal de inteligência. Por fim, Davi mostrou fidelidade! Foi fiel o seu povo, ao seu rei, à sua família, mas principalmente ao seu Deus. Por tudo isso, foi honrado após a vitória.

Meu querido, se hoje você enfrentar uma luta pesada, o exemplo de Davi lhe será útil: baseie sua coragem nas promessas de Deus, escolha suas armas com inteligência e seja fiel a Deus. O Senhor certamente estará ao seu lado, para ajudá-lo na batalha.

Na luta espiritual, a vitória é sempre de Deus e de quem luta com as armas divinas.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
GONÇALVES, Edilaney Duarte, Ijuí/RS Armas de guerra. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 16 de maio de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida