Misericórdia - Presente Diário 4Mai2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
"Mas os nossos antepassados tornaram-se arrogantes e obstinados, e não obedeceram aos teus mandamentos. [...]

"Mas os nossos antepassados tornaram-se arrogantes e obstinados, e não obedeceram aos teus mandamentos.
Eles se recusaram a ouvir-te e esqueceram-se dos milagres que realizaste entre eles. Tornaram-se obstinados e, na sua rebeldia, escolheram um líder a fim de voltarem à sua escravidão. Mas tu és um Deus perdoador, um Deus bondoso e misericordioso, muito paciente e cheio de amor. Por isso não os abandonaste,
mesmo quando fundiram para si um ídolo na forma de bezerro e disseram: ‘Este é o seu deus, que os tirou do Egito’, ou quando proferiram blasfêmias terríveis.
"Foi por tua grande compaixão que não os abandonaste no deserto. De dia a nuvem não deixava de guiá-los em seu caminho, nem de noite a coluna de fogo deixava de brilhar sobre o caminho que deviam percorrer.

O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes;
Neemias 9:16-19 Daniel 9:9

Palavra Resumida

Neemias, copeiro do rei Artaxerxes da Pérsia, pediu licença do seu cargo para se envolver na restauração da nação dos seus antepassados, o reino de Judá, então sob domínio persa.

Ele não precisava ter se dedicado a essa tarefa que lhe traria muita dor de cabeça. Se continuasse como copeiro no conforto do palácio, na Pérsia, teria uma vida mais tranquila.

Mas, movido pela tristeza de saber que seu país ainda estava em ruínas, Neemias sentiu-se chamado por Deus para ajudar a restaurá-lo.

Com este objetivo, foi até Jerusalém, onde governou durante pelo menos 12 anos, liderando a reconstrução da cidade e do país, que tinham sido devastados pelos babilônios décadas antes, com boa parte do seu povo sendo deportado para a Babilônia.

Das obras que Neemias fez, destaca-se a reconstrução dos muros de Jerusalém. Na antiguidade, cidades cercadas por muralhas bem construídas eram muito mais seguras para se viver.

Neemias executou seu empreendimento em oração, na dependência de Deus. Sua esperança para a reconstrução de sua nação estava na misericórdia de Deus.

Ele conhecia a história dos juízos de Deus sobre seu povo pelos males que este cometera ao longo da sua história. Mas também conhecia os muitos momentos de sua história em que Deus os alcançara com sua misericórdia.

Saber disto trouxe esperança e motivação para Neemias fazer sua obra de reconstrução. No texto de hoje, que faz parte de sua oração pública em favor da nação, Neemias recorre à misericórdia que Deus teve dos israelitas no passado, como na ocasião da sua peregrinação pelo deserto.

Talvez sua vida também se encontre em ruínas, e você anseie muito tê-la restaurada. É o que o Senhor da misericórdia deseja para cada um que vive afastado dele. Ele é especialista em restaurar nações, famílias e indivíduos quando há arrependimento sincero diante dele.

A misericórdia do Senhor é inesgotável e renova-se todos os dias (cf. Lm 3.22-23).

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
MARKUS, Sérgio Vilmar, Panambi/RS, Misericórdia. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 4 de maio de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida