Ensino perigoso - Presente Diário 23Jun2023


Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Indo os discípulos para o outro lado do mar, esqueceram-se de levar pão. [...]

Indo os discípulos para o outro lado do mar, esqueceram-se de levar pão.
Disse-lhes Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus".
E eles discutiam entre si, dizendo: "É porque não trouxemos pão".
Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: "Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão?
Ainda não compreendem? Não se lembram dos cinco pães para os cinco mil e de quantos cestos vocês recolheram?
Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos recolheram?
Como é que vocês não entendem que não era de pão que eu estava lhes falando? Mas tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus".
Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus.

"Um pouco de fermento leveda toda a massa".
Mateus 16:5-12 Gálatas 5:9

Palavra Resumida

Em algumas ocasiões, a utilização do fermento como símbolo na Bíblia pode confundir o leitor. Por vezes, ele aparece como algo bom, como, p. ex., sendo utilizado por Jesus para descrever o avanço do Reino de Deus (Mt 13.33).

Já em outras situações representa algo ruim, como no versículo-chave, que aponta para a influência negativa de alguns sobre a igreja. Na verdade, ele sempre descreve algo que influencia, para o bem ou para o mal. O fermento literal transforma a massa; o figurativo transforma as pessoas.

O texto da leitura bíblica de hoje inicialmente mostra que os discípulos não haviam captado a advertência de Jesus, mas depois entenderam.

Perceberam que, ao chamar a atenção para o perigo do fermento dos saduceus e fariseus, Jesus alertava para o perigo das doutrinas destes grupos. O ensino é como um fermento que age transformando as pessoas.

Para entender melhor, é bom lembrar que os saduceus eram os religiosos que controlavam as atividades no templo de Jerusalém; os fariseus, por sua vez, comandavam as sinagogas, local que destacava o estudo das Escrituras.

Jesus teve embates com os dois grupos, que, mesmo sendo inimigos entre si, se uniam esporadicamente contra ele (Mt 16.1). No geral, a questão abordada parece ser a seguinte: os saduceus criam em apenas parte da Palavra de Deus (At 23.6-8), e ensinavam o povo de modo correspondente.

Os fariseus, por outro lado, iam muito além da palavra de Deus, e até a anulavam, em favor da tradição que seguiam (Mt 15.1-3). Assim, o ensino de ambos os grupos era perigoso para os discípulos.

Assim, a lição de Jesus neste texto, aplicável a todos os cristãos, em todos os tempos e lugares, parece clara: seus seguidores devem ficar atentos e ter cuidado com ensinos e doutrinas que selecionam apenas partes da palavra de Deus ou que acrescentam ensinamentos a ela.

Cuidado com o ensino que vai além ou fica aquém da palavra de Deus!

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
GUSSO, Antonio Renato, Curitiba/PR  Ensino perigoso. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 23 de junho de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida