Fé - Presente Diário 5Jul2023


Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: "Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! " [...]

Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: "Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! "
Mas Abrão perguntou: "Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco? "
E acrescentou: "Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro! "
Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: "Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro".
Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las". E prosseguiu: "Assim será a sua descendência".
Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.
Disse-lhe ainda: "Eu sou o Senhor, que o tirei de Ur dos caldeus para dar-lhe esta terra como herança".
Perguntou-lhe Abrão: "Ó Soberano Senhor, como posso saber que tomarei posse dela? "
Respondeu-lhe o Senhor: "Traga-me uma novilha, uma cabra e um carneiro, todos com três anos de vida, e também uma rolinha e um pombinho".
Abrão trouxe todos esses animais, cortou-os ao meio e colocou cada metade em frente à outra; as aves, porém, ele não cortou.
Nisso, aves de rapina começaram a descer sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotava.
Ao pôr-do-sol, Abrão foi tomado de sono profundo, e eis que vieram sobre ele trevas densas e apavorantes.
Então o Senhor lhe disse: "Saiba que os seus descendentes serão estrangeiros numa terra que não lhes pertencerá, onde também serão escravizados e oprimidos por quatrocentos anos.
Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos e, depois de tudo, sairão com muitos bens.
Você, porém, irá em paz a seus antepassados e será sepultado em boa velhice.
Na quarta geração, os seus descendentes voltarão para cá, porque a maldade dos amorreus ainda não atingiu a medida completa".
Depois que o sol se pôs e veio a escuridão, eis que um fogareiro esfumaçante, com uma tocha acesa, passou por entre os pedaços dos animais.
Naquele dia o Senhor fez a seguinte aliança com Abrão: "Aos seus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates:
a terra dos queneus, dos quenezeus, dos cadmoneus,
dos hititas, dos ferezeus, dos refains,
dos amorreus, dos cananeus, dos girgaseus e dos jebuseus".

Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.
Gênesis 15:1-21 Gênesis 15:6

Palavra Resumida

Abraão é um dos exemplos que a Bíblia cita quando fala sobre fé. Quando o chamou, Deus apresentou-lhe um desafio inimaginável: abandonar sua terra natal e seus parentes sem saber para onde iria e o que aconteceria com ele.

Havia apenas uma promessa: “Eu lhe mostrarei uma terra que será sua”. Abraão partiu sem saber de outros detalhes, apenas crendo que o Senhor cumpriria sua palavra.

E é bom lembrar que naquele tempo esse tipo de empreendimento era algo sem volta – não dava para ir “ver como são as coisas” e, caso não atendessem às expectativas, retornar para casa.

Já estabelecido em Canaã, Abraão questiona Deus sobre a utilidade dessa promessa, visto que não tinha herdeiro legítimo a quem deixar essa terra. Será que Deus tinha deixado escapar um detalhe essencial?

É muito interessante o diálogo da leitura bíblica de hoje, em que a fé de Abraão balança porque ele contempla as circunstâncias (a falta do herdeiro).

Pacientemente, Deus renova sua promessa a Abraão, mostrando que não havia perdido o controle da situação, e ainda lhe mostra, por meio de um ritual usado na celebração de alianças, que sua palavra continuava válida.

Então, com a fé de Abraão fortalecida, Deus não afirma que dará a terra aos descendentes de Abraão, mas declara que já a deu. A promessa de Deus é tão segura que já é possível considerá-la como cumprida!

Neste mundo, as circunstâncias sempre nos desafiam. Atraem nosso olhar para o presente, para a aparente falta de solução. Mas alguém já disse que não se precisa de fé quando é possível ver.

Então, nossa fé é provada e aprovada quando não há nada visível ou palpável para se basear. Seus fundamentos são o que Deus já fez no passado e no presente, suas promessas para o futuro e sua imutabilidade.
Também não se trata de crer em qualquer coisa. O que realmente faz diferença na fé que salva e sustenta é a pessoa em quem a depositamos: Jesus!

Nossa fé é um desafio para nós e uma certeza para Deus, que tudo pode.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
THÉ, Manoel de Jesus, São Paulo/SP  . [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 5 de julho de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida