Liberdade - Presente Diário 23Jul2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Então o povo tomou a massa de pão ainda sem fermento e a carregou nos ombros, nas amassadeiras embrulhadas em suas roupas. [...]

Então o povo tomou a massa de pão ainda sem fermento e a carregou nos ombros, nas amassadeiras embrulhadas em suas roupas.
Os israelitas obedeceram à ordem de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata e de ouro, bem como roupas.
O Senhor concedeu ao povo uma disposição favorável da parte dos egípcios, de modo que lhes davam o que pediam; assim eles despojaram os egípcios.
Os israelitas foram de Ramessés até Sucote. Havia cerca de seiscentos mil homens a pé, além de mulheres e crianças.
Grande multidão de estrangeiros de todo tipo seguiu com eles, além de grandes rebanhos, tanto de bois como de ovelhas e cabras.
Com a massa que haviam trazido do Egito, fizeram pães sem fermento. A massa não tinha fermentado, pois eles foram expulsos do Egito e não tiveram tempo de preparar comida.
Ora, o período que os israelitas viveram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.
No dia quando se completaram os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do Senhor saíram do Egito.
Assim como o Senhor passou em vigília aquela noite para tirar do Egito os israelitas, estes também devem passar em vigília essa mesma noite, para honrar ao Senhor, por todas as suas gerações.

Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.
Êxodo 12:34-42 Êxodo 14:13

Palavra Resumida

Liberdade pode ter significados diferentes, dependendo da situação em que cada um vive. Para o povo de Israel, significava deixar de ser escravo no Egito, depois de terem ali vivido por 430 anos, dos quais possivelmente quatro séculos como escravos.

Os israelitas devem ter sentido uma grande expectativa, e vislumbravam a liberdade que seus antepassados não tiveram. Finalmente tinha chegado a hora de marchar rumo à liberdade.

Para ser livre, é preciso ter coragem e crer. Mudar de situação sabendo o que vem à frente é uma coisa, mas os israelitas não sabiam exatamente o que o futuro lhes reservava.

Porém, eles tinham algo diferente: a promessa de Deus feita aos patriarcas há muitos anos. Muitos devem ter deixado o Egito apenas por curiosidade, outros talvez estivessem cansados e desolados, mas o povo de Deus sabia que esse era o tempo oportuno para encontrarem a liberdade.

Hoje, embora continue oferecendo liberdade no aspecto físico, Deus tem muito mais que isso. Ele quer conceder uma liberdade diferente, que livra a alma da escravidão do pecado, isto é, da rebeldia contra Deus e dos nossos impulsos naturais e egoístas. Ela agora é oferecida a todos os seres humanos.

No passado, Deus libertou uma grande multidão e cuidou dela por 40 anos no deserto. Hoje, ele quer livrar a cada indivíduo da morte eterna e cuidar de cada um na situação específica que enfrenta.

Ele faz desses libertos criaturas novas, que não precisam mais viver escravizadas pelas suas circunstâncias e impulsos, sejam físicos ou espirituais. E, assim como a saída do Egito era motivo de festa, também a libertação da alma pode ser celebrada para todo sempre por qualquer pessoa que a experimenta, aqui e por toda a eternidade.

Você ainda se sente escravizado? Clame ao Senhor, pois ele deseja libertar você!

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
KUNZ, Marivete Zanoni, Ijuí/RS Liberdade. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 23 de julho de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida