O segredo da vitória - Presente Diário 28Jul2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Toda a comunidade de Israel partiu do deserto de Sim, andando de um lugar para outro, conforme a ordem do Senhor. Acamparam em Refidim, mas lá não havia água para beber. [...]

Toda a comunidade de Israel partiu do deserto de Sim, andando de um lugar para outro, conforme a ordem do Senhor. Acamparam em Refidim, mas lá não havia água para beber.
Por essa razão queixaram-se a Moisés e exigiram: "Dê-nos água para beber". Ele respondeu: "Por que se queixam a mim? Por que colocam o Senhor à prova? "
Mas o povo estava sedento e reclamou a Moisés: "Por que você nos tirou do Egito? Foi para matar de sede a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos? "
Então Moisés clamou ao Senhor: "Que farei com este povo? Estão a ponto de apedrejar-me! "
Respondeu-lhe o Senhor: "Passe à frente do povo. Leve com você algumas das autoridades de Israel, tenha na mão a vara com a qual você feriu o Nilo e vá adiante.
Eu estarei à sua espera no alto da rocha que está em Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber". Assim fez Moisés, à vista das autoridades de Israel.
E chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o Senhor à prova, dizendo: "O Senhor está entre nós, ou não? "
Sucedeu que os amalequitas vieram atacar os israelitas em Refidim.
Então Moisés disse a Josué: "Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos".
Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina.
Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam.
Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantinham erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol.
E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada.
Depois o Senhor disse a Moisés: "Escreva isto num rolo, como memorial, e declare a Josué que farei que os amalequitas sejam esquecidos para sempre debaixo do céu".
Moisés construiu um altar e chamou-lhe "o Senhor é minha bandeira".
E jurou: "Pelo trono do Senhor! O Senhor fará guerra contra os amalequitas de geração em geração".

Moisés construiu um altar e chamou-lhe "o Senhor é minha bandeira".
Êxodo 17:1-16 Êxodo 17:15

Palavra Resumida

Fazia apenas poucos meses que os israelitas tinham se tornado um povo livre. Tinham nascido e vivido debaixo da escravidão. Agora toda opressão (trabalho forçado, ameaças, açoites, assassinatos de bebês etc.) ficava para trás. Chegara a hora de ir atrás do sonho da terra prometida.

Antes de serem libertos, viram milagres estupendos. A mão de Deus pesou sobre seus opressores, dobrando sua teimosia por meio de pragas terríveis. Presenciaram o mar Vermelho se abrir milagrosamente para dar-lhes acesso à liberdade.

Depois viram o mesmo mar se fechar e destruir seus perseguidores. Testemunharam Deus transformar águas amargas em doces e prover-lhes codornizes e maná.

Agora os israelitas estavam acampados já fazia alguns dias na localidade de Refidim. Ali passaram por duas provações inesperadas. A primeira delas foi a escassez de água, que os deixou ansiosos, briguentos, murmuradores e céticos, duvidando da presença de Deus junto a eles.

A segunda provação foi o ataque traiçoeiro dos amalequitas, um povo nômade daquela região. Ameaçados de ver acabar ali seu sonho da terra prometida, os israelitas se viram obrigados a lutar pela sobrevivência.

Estes incidentes de Refidim ilustram a estratégia do diabo. Ele tenta nos derrotar em nossos momentos de fraqueza e em nossos pontos fracos. Como Israel superou essas duas crises?

Eles receberam a ajuda poderosa de Deus em resposta ao clamor de Moises. Assim, o Senhor providenciou água em abundância (v. 5) e a vitória sobre os amalequitas na batalha conduzida por Josué (vs. 10-12).

Está você em apuros? Clame pela ajuda do Todo-Poderoso. O segredo para superar qualquer batalha na vida é clamar a Deus e confiar em seu auxílio.

Deus conosco faz a diferença, dando-nos vitória em nossas batalhas.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
MARKUS, Sérgio Vilmar, Panambi/RS

 O segredo da minha vitória. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 28 de julho de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida