Referência Bíbilica
| Leitura Bíblica: | Versículo Chave: |
|---|---|
Ora, o rei da Síria estava em guerra contra Israel. Depois de deliberar com os seus conselheiros, dizia: "Montarei o meu acampamento em tal lugar". [...]Ora, o rei da Síria estava em guerra contra Israel. Depois de deliberar com os seus conselheiros, dizia: "Montarei o meu acampamento em tal lugar". Mas o homem de Deus mandava uma mensagem ao rei de Israel: "Evite passar por tal lugar, pois os arameus estão descendo para lá". Assim, o rei de Israel investigava o lugar indicado pelo homem de Deus. Repetidas vezes Eliseu alertou o rei, que tomava as devidas precauções. Isto enfureceu o rei da Síria, que, convocando seus conselheiros, lhes perguntou: "Vocês não me apontarão qual dos nossos está do lado do rei de Israel? " Respondeu um dos conselheiros: "Nenhum de nós, majestade. É Eliseu, o profeta que está em Israel, que revela ao rei de Israel até as palavras que tu falas em teu quarto". Ordenou o rei: "Descubram onde ele está, para que eu mande capturá-lo". Quando lhe informaram que o profeta estava em Dotã, ele enviou para lá uma grande tropa com cavalos e carros de guerra. Eles chegaram de noite e cercaram a cidade. O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: "Ah, meu senhor! O que faremos? " O profeta respondeu: "Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles". E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu. Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao Senhor: "Fere estes homens de cegueira". Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido. Eliseu lhes disse: "Este não é o caminho nem esta é a cidade que procuram. Sigam-me, e eu os levarei ao homem que vocês estão procurando". E os guiou até a cidade de Samaria. Assim que entraram na cidade, Eliseu disse: "Senhor, abre os olhos destes homens para que possam ver". Então o Senhor abriu-lhes os olhos, e eles viram que estavam dentro de Samaria. Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: "Devo matá-los, meu pai? Devo matá-los? " Ele respondeu: "Não! Costumas matar prisioneiros que capturas com a tua espada e o teu arco? Manda-lhes servir comida e bebida e deixa que voltem ao seu senhor". Então preparou-lhes um grande banquete e, terminando eles de comer e beber, mandou-os de volta para o seu senhor. Assim, as tropas da Síria pararam de invadir o território de Israel. |
Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. |
| 2 Reis 6:8-23 | Mateus 5:7 |
Palavra Resumida
Jeremias diz, em Lamentações 3.22, que as misericórdias do Senhor “são inesgotáveis”. Na leitura bíblica de hoje, vemos que o primeiro alvo dela foi a própria nação de Israel.
Em meio a uma guerra que era disciplina do Senhor por causa idolatria do povo, os israelitas também experimentaram proteção imerecida, uma vez que Deus repetidamente frustrava as estratégias do rei da Síria.
Mas isso ainda não ensinara o rei de Israel a ser misericordioso. Quando quis executar soldados inimigos que caíram em suas mãos sem combate, aprendeu o quanto o Senhor é misericordioso: Deus, que teria o direito de matar os adversários de seu povo, ordena a libertação desses soldados.
Jesus ensinou seus seguidores que não há religiosidade verdadeira sem misericórdia. Numa parábola, deixou claro que misericórdia em relação ao próximo vale mais que cumprimento de regras e direitos pessoais.
Um samaritano, desprezado pelos judeus, socorre um destes seus “inimigos” e assim se mostra mais obediente aos preceitos de Deus do que os líderes religiosos, que não ajudaram um necessitado de seu próprio povo para não ficarem impuros para o culto.
O ser humano encontra inúmeras justificativas para a violência e a vingança. Para muitos (infelizmente também cristãos), demonstrar misericórdia é sinal de fraqueza.
Estes, no entanto, são testemunhas do maior ato de misericórdia da História: “Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).E ele fez isso quando ainda éramos seus inimigos (Rm 5.8).
Como cristãos, não podemos nos dar ao luxo de insistir em nossos direitos, procurar vingança por conta própria e não demonstrar misericórdia para com quem o fere. O perdão que nós mesmos recebemos de Deus é suficientemente grande para cobrir também essas ofensas.
“Quem exige misericórdia, mas não a demonstra destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar.” (Thomas Adams)
Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!
Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |
Instagram |
Tweeter |
VK |
Reddit |
Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |
Tumblr |
Medium
WIKIHOW.
THÉ, Manoel de Jesus, São Paulo/SP Misericórdia!. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 11 de agosto de 2023.
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida