No pódio - Presente Diário 4Ago2023

No pódio - Presente Diário 4Ago2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Algum tempo depois, Ben-Hadade, rei da Síria, mobilizou todo o seu exército e cercou Samaria. [...]

Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.
Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.
Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.
Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.

Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.
1 Coríntios 9:24-27 1 Coríntios 9:26

Palavra Resumida

Não há como não se encantar com o desempenho dos atletas numa Olimpíada, Copa do Mundo ou outra competição esportiva, especialmente se ela envolve atletas de inúmeras nacionalidades.

Podemos imaginar o quanto se entregam de corpo e alma a treinamentos exaustivos, renúncias pessoais, privações – tudo para, naquele momento de vitória, subir ao pódio como o melhor do mundo!

Quando vencem, o mundo todo fica encantado com suas histórias de superação; como, muitas vezes em meio a dificuldades, contusões e acidentes, foram resilientes para finalmente alcançar a glória do triunfo.

É exatamente disso que o apóstolo Paulo fala: ele se coloca como um atleta que participa de uma competição muito maior, em que o prêmio não se limita a uma medalha ou troféu cujo significado, importância e dimensão desaparecerão rapidamente, mas algo que permanecerá por toda eternidade.

Por isso, ele diz que se entrega a um treinamento bem mais rigoroso, com consequências muito mais profundas. Afinal, o que ele busca não é mero reconhecimento e aprovação humano ou boa avaliação de juízes terrenos.

Antes, ele quer, ao término dessa competição, obter a aprovação da sua própria consciência, pois quem irá julgá-lo e coroá-lo de forma definitiva será o próprio Deus.

Ao dizer: “Corram de tal modo que alcancem o prêmio” (v. 24), Paulo realça, ao mesmo tempo, as regras – divinas – dessa competição e o prêmio, que em outra parte ele chama de “coroa da justiça” (2Tm 4.8) e “prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus” (Fp 3.14). Na prática: a vida eterna na presença gloriosa do seu Senhor!

Todo cristão está participando dessa corrida, em que seus concorrentes são seus desejos humanos contrários a Deus. Assim, se as regras são divinas e o prêmio é eterno, não deveríamos nos entregar com muito mais zelo e dedicação à busca pela vitória?

Na corrida da vida, a graça de Deus mediante a fé em Cristo oferece lugar no pódio para todos!

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
BERTUNE, Genevaldo Edino de Souza, Jundiaí/SP Servir a Deus. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 4 de agosto de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida