Promessas - Presente Diário 29Ago2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Quando você entrar na casa de Deus, tome cuidado com o que faz e ouça com atenção. Age mal quem apresenta ofertas a Deus sem pensar. [...]

Quando você entrar na casa de Deus, tome cuidado com o que faz e ouça com atenção. Age mal quem apresenta ofertas a Deus sem pensar.
Não se precipite em fazer promessas nem em apresentar suas questões a Deus. Afinal, Deus está nos céus, e você, na terra; portanto, fale pouco.
Do excesso de trabalho vem o sonho agitado; do excesso de palavras vêm as promessas do tolo.
Quando fizer uma promessa a Deus, não demore a cumpri-la, pois ele não se agrada dos tolos. Cumpra todas as promessas que fizer.
É melhor não dizer nada que fazer uma promessa e não cumprir.
Não permita que sua boca o leve a pecar. E não se defenda dizendo ao mensageiro do templo que a promessa foi um engano. Isso deixaria Deus irado, e ele poderia destruir tudo que você conquistou.
Sonhar demais é inútil, assim como falar muito. Em vez disso, tema a Deus.

⁵ É melhor não dizer nada que fazer uma promessa e não cumprir.
Eclesiastes 5:1-7 Eclesiastes 5:5

Palavra Resumida

Quando eu era jovem, um chefe me disse que eu fazia de tudo para agradar e ser “bonzinho”, mas que na realidade eu queria agradar mesmo que não fosse cumprir o que estava dizendo.

Infelizmente, muitas vezes há um enorme vácuo entre o que falamos e o que realmente fazemos. O anseio de agradar e ganhar vantagens pessoais nos leva a prometer coisas que não conseguiremos ou - pior ainda - não temos a mínima intenção de cumprir.

Quando alguém não se mostra confiável em sua palavra, as pessoas naturalmente têm muita dificuldade para acreditar no que ele diz. Suas ações, voltadas apenas para seu próprio bem-estar, desmentem as belas palavras e promessas que eventualmente faça.

Este é um problema do ser humano, egoísta por natureza. Por isso, o profeta Jeremias chega a dizer que é “maldito” quem prefere confiar na humanidade mortal que no Senhor Deus (Jr 17.5).

É uma palavra dura, mas que mostra o quanto temos a tendência de falhar. Mesmo falando com a melhor das intenções, nem sempre somos fiéis em cumprir o prometido.

A leitura bíblica de hoje alerta para o perigo especial que há em não sermos honestos e fiéis em nossas promessas a Deus. Diante dele, prometer e não cumprir é mentir, pois ele conhece todas as nossas motivações e intenções. É impossível enganá-lo com belas palavras, e tentar fazê-lo é inútil, tolo e ofensivo a ele.

O Senhor é totalmente diferente de nós. Ele não mente (Nm 23.19), e o que fala, certamente cumprirá: já provou isso inúmeras vezes ao longo da História. Deus deu inúmeras promessas ao seu povo e cumpriu todas elas (Js 21.45).

Também nós já fomos beneficiados por sua fidelidade às suas promessas: afinal, ele mandou seu filho Jesus para morrer na cruz e nos salvar da nossa maldade. Isso nos dá segurança de que aquelas que ainda não se realizaram também se cumprirão um dia. Não há motivo nenhum para desconfiar dele.

Deus espera que seus filhos sejam tão confiáveis em suas palavras quanto ele mesmo é.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
CAVALHEIRO, José Donato, Sorocaba/SP Promessas. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 29 de agosto de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida