Descanso - Presente Diário 23Set2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado. [...]

Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado.
Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.
Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: "Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso" — embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo.
Pois em certo lugar ele falou sobre o sétimo dia, nestas palavras: "No sétimo dia Deus descansou de toda obra que realizara".
E de novo, na passagem citada há pouco, diz: "Jamais entrarão no meu descanso".
Entretanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência.
Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o "hoje", ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração".
Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia.
Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus;
pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.
Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.
Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,
pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus;
Hebreus 4:1-16 Hebreus 4:9

Palavra Resumida

Muitos séculos antes de a carta aos Hebreus ser escrita, os israelitas se viam prestes a entrar na terra prometida. Eles se fixariam em um território que seria seu, onde teriam fartura e segurança.

Ali descansariam de sua árdua peregrinação pelo deserto e de seus inimigos. Mas, ao ouvirem o relato dos espiões pessimistas sobre a terra de Canaã, perderam a coragem de tomar posse dela.

Apavoraram-se com os gigantes que teriam de enfrentar. Preferiam voltar ao Egito. Não creram na promessa feita por Deus de lhes dar Canaã.

Por isso, o Senhor os condenou a vagar por mais quarenta anos pelo deserto, até que a geração incrédula morresse, exceto Josué e Calebe. Por não confiarem na promessa de Deus para iniciar a conquista de Canaã, eles não usufruiriam do descanso que teriam ao habitar nela.

Os hebreus cristãos, destinatários da carta da leitura bíblica de hoje, estavam para repetir o erro dos seus antepassados. Perseguidos por sua fé em Cristo, estavam tentados a voltar à religião judaica, de onde saíram.

Assim não seriam perseguidos por seus patrícios nem por Roma, que tolerava a religião judaica, mas não mais o cristianismo.

No entanto, afastar-se de Cristo significaria não confiar na promessa de Deus para quem se rende a ele: a de que há descanso na certeza de que, achegado ao trono da graça, o cristão jamais estará sozinho em meio às aflições deste mundo.

Ali ele encontra socorro em Cristo, a palavra viva de Deus, para enfrentá-las. Cristo o entende, pois também sofreu e conhece as profundezas da alma humana (4.14-16). Por extensão, confiar na palavra de Deus significa também aguardar com serenidade o descanso eterno que os filhos de Deus receberão na Canaã celestial.

Sua alma está cansada? Então o convite de Jesus é para você: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês” (Mt 11.28). É só nele que há repouso real.

Descansar em Cristo não isenta das aflições deste mundo, mas traz paz em meio a elas.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
MARKUS, Sérgio Vilmar, Panambi/RS Descanso. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 23 de setembro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida