Referência Bíbilica
| Leitura Bíblica: |
Versículo Chave: |
Certo dia, Samuel disse a Saul: "Foi o Senhor que me enviou para ungi-lo rei de seu povo, Israel. Agora ouça esta mensagem do Senhor! [...]
Certo dia, Samuel disse a Saul: "Foi o Senhor que me enviou para ungi-lo rei de seu povo, Israel. Agora ouça esta mensagem do Senhor!
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Resolvi acertar as contas com a nação de Amaleque por ter se colocado contra Israel quando o povo saía do Egito.
Agora vá e destrua completamente a nação amalequita: homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, gado, ovelhas, camelos e jumentos".
Então Saul reuniu seu exército em Telaim. Havia duzentos mil soldados de Israel e dez mil homens de Judá.
Em seguida, Saul e o exército foram à cidade dos amalequitas e armaram uma emboscada no vale.
Saul mandou este aviso aos queneus: "Afastem-se de onde vivem os amalequitas, para que não morram com eles, pois vocês demonstraram bondade a todos os israelitas quando eles saíram do Egito". Então os queneus saíram do meio dos amalequitas.
Saul atacou e derrotou os amalequitas desde Havilá até Sur, a leste do Egito.
Capturou Agague, o rei amalequita, e destruiu completamente todo o povo.
Saul e seus homens pouparam a vida de Agague, bem como o melhor das ovelhas, do gado, dos bezerros gordos e dos cordeiros. Destruíram apenas o que não tinha valor ou que era de qualidade inferior.
Então o Senhor disse a Samuel:
"Arrependo-me de ter colocado Saul como rei, pois ele se afastou de mim e se recusou a obedecer às minhas ordens". Samuel ficou tão frustrado ao ouvir essas palavras que clamou ao Senhor a noite toda.
Na manhã seguinte, bem cedo, Samuel foi procurar Saul. Alguém lhe disse: "Saul foi para a região do Carmelo, onde levantou um monumento para si próprio; depois, seguiu para Gilgal".
Quando Samuel finalmente o encontrou, Saul o cumprimentou com alegria: "Que o Senhor o abençoe!", disse Saul. "Cumpri a ordem do Senhor!"
Samuel perguntou: "Então o que é esse balido de ovelhas e esse mugido de bois que estou ouvindo?"
Saul respondeu: "É verdade que os soldados pouparam o melhor das ovelhas e dos bois que pertenciam aos amalequitas. Mas eles vão sacrificá-los ao Senhor, seu Deus. Quanto ao resto, destruímos tudo".
Então Samuel disse a Saul: "Basta! Ouça o que o Senhor me disse na noite passada". "O que foi?", perguntou Saul.
Samuel respondeu: "Embora a seus próprios olhos você se considerasse insignificante, não se tornou o líder das tribos de Israel? Sim, o Senhor o ungiu rei sobre o povo!
Então o Senhor o enviou numa missão e disse: ‘Vá e destrua completamente aqueles pecadores, os amalequitas. Lute contra eles até exterminá-los’.
Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que tomou apressadamente os despojos e fez o que era mau aos olhos do Senhor?".
"Mas eu obedeci ao Senhor!", insistiu Saul. "Cumpri a missão de que ele me encarregou. Trouxe o rei Agague, mas destruí todos os outros amalequitas.
Então meus soldados trouxeram o melhor das ovelhas e dos bois, bem como o melhor dos despojos, a fim de sacrificá-los ao Senhor, seu Deus, em Gilgal."
Samuel respondeu: "O que agrada mais ao Senhor:
holocaustos e sacrifícios
ou obediência à voz dele?
Ouça! A obediência é melhor que o sacrifício,
e a submissão é melhor que
ofertas de gordura de carneiros.
A rebeldia é um pecado tão grave quanto a feitiçaria,
e persistir no erro é um mal tão grave
quanto adorar ídolos.
Assim como você rejeitou a ordem do Senhor,
ele o rejeitou como rei".
|
Samuel respondeu:
"O que agrada mais ao Senhor:
holocaustos e sacrifícios
ou obediência à voz dele?
Ouça! A obediência é melhor que o sacrifício,
e a submissão é melhor que
ofertas de gordura de carneiros.
|
|
1 Samuel 15:1-23
|
1 Samuel 15:22
|
Palavra Resumida
Com muita expectativa, chegamos à igreja para o culto como de costume: cumprimentamos os irmãos, sentamos, fizemos nossa oração e ficamos aguardando pelo início da celebração.
Naquela ocasião, o anfitrião abriu o culto com uma frase que me marcou: “Você sempre espera algo de Deus, mas o que Deus pode esperar de você nessa noite?”
Nunca mais me esqueci dessa pergunta, e adotei-a para minha vida, usando-a em todas as ocasiões, desde quando acordo até quando vou dormir. Gosto de me perguntar o que Deus espera de mim em cada situação e atitude.
Dessa forma, consigo me policiar melhor e levar minha mente e coração para mais perto de Deus. Essa pergunta se tornou uma reflexão necessária para mim.
Em nossa leitura bíblica, o rei Saul desobedeceu a uma ordem dada por Deus, e pensou que poderia compensar a desobediência com uma oferta de sacrifício. Porém Deus responde: “Prefiro obediência aos sacrifícios”.
Aplicando esse texto à nossa vida diária, o ensinamento é o mesmo: o Senhor espera que sejamos obedientes a ele. Partindo desse pressuposto, nossas atitudes precisam ser pautadas naquilo que agrada a Deus, e para isso precisamos conhecê-lo bem.
A melhor forma de descobrir a vontade de Deus para que possamos obedecer-lhe é estudar a sua Palavra, ou seja, ler a Bíblia e pedir a Deus que ilumine nossa mente para entender e colocar em prática.
Certamente Deus não quer que você lhe preste sacrifícios mirabolantes, pois ele já enviou Jesus como sacrifício em nosso lugar. Nenhuma oferta da nossa parte chega aos pés disso. Agora, o que ele realmente espera de nós é obediência.
O que Deus pode esperar de você a partir de agora?
Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida