Poder total - Presente Diário 19Set223

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Sucedeu que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, soube que Josué tinha conquistado Ai e a tinha destruído totalmente, fazendo com Ai e seu rei o que fizera com Jericó e seu rei, e que o povo de Gibeom tinha feito a paz com Israel e estava vivendo no meio deles. [...]

Sucedeu que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, soube que Josué tinha conquistado Ai e a tinha destruído totalmente, fazendo com Ai e seu rei o que fizera com Jericó e seu rei, e que o povo de Gibeom tinha feito a paz com Israel e estava vivendo no meio deles.
Ele e o seu povo ficaram com muito medo, pois Gibeom era tão importante como uma cidade governada por um rei; era maior do que Ai, e todos os seus homens eram bons guerreiros.
Por isso Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, fez o seguinte apelo a Hoão, rei de Hebrom, a Piram, rei de Jarmute, a Jafia, rei de Láquis, e a Debir, rei de Eglom:
"Venham para cá e ajudem-me a atacar Gibeom, pois ela fez a paz com Josué e com os israelitas".
Então os cinco reis dos amorreus, os reis de Jerusalém, de Hebrom, de Jarmute, de Láquis e de Eglom reuniram-se e vieram com todos os seus exércitos. Cercaram Gibeom e a atacaram.
Os gibeonitas enviaram esta mensagem a Josué, ao acampamento de Gilgal: "Não abandone os seus servos. Venha depressa! Salve-nos! Ajude-nos, pois todos os reis amorreus que vivem nas montanhas se uniram contra nós! "
Josué partiu de Gilgal com todo o seu exército, inclusive com os seus melhores guerreiros.
E disse o Senhor a Josué: "Não tenha medo desses reis; eu os entreguei nas suas mãos. Nenhum deles conseguirá resistir a você".
Depois de uma noite inteira de marcha desde Gilgal, Josué os apanhou de surpresa.
O Senhor os lançou em confusão diante de Israel, que lhes impôs grande derrota em Gibeom. Os israelitas os perseguiram na subida para Bete-Horom e os mataram por todo o caminho, até Azeca e Maquedá.
Enquanto fugiam de Israel na descida de Bete-Horom para Azeca, do céu o Senhor lançou sobre eles grandes pedras de granizo, que mataram mais gente do que as espadas dos israelitas.
No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: "Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom! "
O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs.
Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!
Então Josué voltou com todo o Israel ao acampamento de Gilgal.
Os cinco reis fugiram e se esconderam na caverna de Maquedá.
Avisaram a Josué que eles tinham sido achados numa caverna em Maquedá.
Disse ele: "Rolem grandes pedras até a entrada da caverna, e deixem ali alguns homens de guarda.
Mas não se detenham! Persigam os inimigos. Ataquem-nos pela retaguarda e não os deixem chegar às suas cidades, pois o Senhor, o seu Deus, os entregou em suas mãos".
Assim Josué e os israelitas os derrotaram por completo, quase exterminando-os. Mas alguns conseguiram escapar e refugiaram-se em suas cidades fortificadas.
O exército inteiro voltou então em segurança a Josué, ao acampamento de Maquedá, e depois disso, ninguém mais ousou abrir a boca para provocar os israelitas.

Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!
Josué 10:1-21 Atos 5:29

Palavra Resumida

O livro de Josué é cheio de intervenções divinas extraordinárias e milagrosas, como se pode observar na leitura bíblica de hoje. Israel tinha destruído as cidades de Ai e Jericó, enchendo os outros povos da região de pavor.

Os gibeonitas fizeram um acordo de paz com os israelitas, e por isso foram atacados por cinco reis enfurecidos. Josué vai ajudá-los, com a promessa de Deus de que venceria a luta.

A batalha foi terrível, e Deus ainda enviou pedras de granizo que ajudaram a matar os inimigos. Além disso, atendeu a um pedido incomum de Josué: fez com que o sol e a lua parassem no céu até que a vitória chegasse. “Sem dúvida o SENHOR lutava por Israel!”, como diz v. 14.

O poder de Deus é absoluto sobre pessoas e natureza, seres vivos ou objetos inanimados. Assim, ele pode usar até a natureza para ajudar seus filhos a obter vitória.

Ela obedece incondicionalmente aos comandos divinos, servindo como arma de ataque, como no presente texto, ou como meio de libertação e proteção, como aconteceu na abertura do mar Vermelho (Êx 14).

É claro que Deus poderia ter vencido aquelas batalhas de outra forma, porém escolheu aqui mostrar sua grandeza fazendo algo que ser humano nenhum poderia realizar.

Diante de tal demonstração de força, será ingenuidade nossa achar que podemos fazer frente ao Senhor. Lutar contra Deus significa perder! Não há esconderijo no qual ele não consiga nos encontrar. A chuva de pedra e os astros parados no céu são sinais claros de que não há nada que o homem possa fazer para ganhar de Deus.

Sim, o poder de Deus pode parecer amedrontador. Quando nos opomos à vontade de Deus, não há homens suficientes no mundo que possam nos ajudar. Mas há o outro lado: quando lutamos ao lado dele, em favor dos seus interesses, estaremos absolutamente seguros! Nada do que os homens façam pode nos separar dele!

A natureza obedece a Deus, e eu também!

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
SCHACH, Aline Coscioni, Ijuí/RS Esperança. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 19 de setembro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida