Família - Presente Diário 30Out2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Mas Ester tornou a implorar ao rei, chorando aos seus pés, que revogasse o plano maligno de Hamã, o agagita, contra os judeus. [...]

Mas Ester tornou a implorar ao rei, chorando aos seus pés, que revogasse o plano maligno de Hamã, o agagita, contra os judeus.
Então o rei estendeu o cetro de ouro para Ester, e ela se levantou diante dele e disse:
"Se for do agrado do rei, se posso contar com o seu favor, e se ele considerar justo, que se escreva uma ordem revogando as cartas que Hamã, filho do agagita Hamedata, escreveu para que os judeus fossem exterminados em todas as províncias do império.
Pois, como suportarei ver a desgraça que cairá sobre meu o povo? Como suportarei a destruição da minha própria família? "
O rei Xerxes respondeu à rainha Ester e ao judeu Mardoqueu: "Mandei enforcar Hamã e dei os seus bens a Ester porque ele atentou contra os judeus.
Escrevam agora outro decreto em nome do rei, em favor dos judeus, como melhor lhes parecer, e selem-no com o anel-selo do rei, pois nenhum documento escrito em nome do rei e selado com o seu anel pode ser revogado".
Isso aconteceu no dia vinte e três do terceiro mês, o mês de sivã. Os secretários do rei foram imediatamente convocados e escreveram todas as ordens de Mardoqueu aos judeus, aos sátrapas, aos governadores e aos nobres das cento e vinte e sete províncias que se estendiam da Índia até a Etiópia. Essas ordens foram redigidas na língua e na escrita de cada província e de cada povo, e também na língua e na escrita dos judeus.
Mardoqueu escreveu em nome do rei Xerxes, selou as cartas com o anel-selo do rei, e as enviou por meio de mensageiros montados em cavalos velozes, das estrebarias do próprio rei.
O decreto do rei concedia aos judeus de cada cidade o direito de reunir-se e de proteger-se, de destruir, matar e aniquilar qualquer força armada de qualquer povo ou província que os ameaçasse, a eles, suas mulheres e seus filhos, e de saquear os bens dos seus inimigos.

⁶ Pois, como suportarei ver a desgraça que cairá sobre meu o povo? Como suportarei a destruição da minha própria família? "
Ester 8:3-11 Ester 8:6

Palavra Resumida

Quando criança, Ester ficou órfã e passou a ser criada por seu primo Mardoqueu. Assim, para ela, a família se estendia além dos laços de sangue mais diretos.

Ao longo de sua história, percebe-se que ela temia a Deus e obedecia ao seu primo. Na realidade, fica claro que ela considerava todo o seu povo como família, levando-a a honrá-lo e dispor-se a sacrificar-se por ele, mesmo em condições muito adversas.

Hamã era um alto oficial do rei Assuero, diante de quem todos deveriam se curvar. Em certa ocasião, Mardoqueu recusou-se a fazê-lo. Uma rixa antiga entre judeus e agagitas, que se arrastava havia séculos, reforçou o orgulho ferido de Hamã, que buscou uma oportunidade para se vingar dos judeus.

Disse ao rei que estes desprezavam as ordens reais e convenceu Assuero a assinar um decreto permitindo o extermínio deste povo em todas as províncias. Mesmo na posição privilegiada de rainha, Ester precisou de coragem para interceder por seu povo, e assim conseguiu salvá-lo.

Assim foi instituída a festa do Purim, a ser celebrada para sempre pelos judeus para que aquele momento da história do povo, em que foram salvos da morte, não fosse esquecido (9.28). Ester teve muito amor para com sua família. Já Hamã e seus filhos tiveram um fim trágico (9.25), resultado do mal que ele semeou.

Atualmente, nossas famílias precisam de gente que as defenda. Para o cristão, a família é uma criação divina que precisa ser protegida! Infelizmente, há muitas que sofrem com os resultados do mal semeado em algum momento. Talvez a sua família esteja longe do ideal, e possivelmente seja impossível corrigir o passado.

Mas daqui para a frente, com a ajuda de Jesus, sua família pode ser curada e restaurada. E aqui entra o seu papel como defensor dela: se ainda lhe falta amor para isso, Deus tem de sobra para compartilhá-lo com você.

Você ama sua família o suficiente para defendê-la? Se não, é por aí que Deus quer começar a transformação.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
SCHACH, Aline Coscioni, Ijuí/RS Família. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 30 de outubro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida