Inocente - Presente Diário 13Nov2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Jesus foi posto diante do governador, e este lhe perguntou: "Você é o rei dos judeus? " Respondeu-lhe Jesus: "Tu o dizes". [...]

Jesus foi posto diante do governador, e este lhe perguntou: "Você é o rei dos judeus? " Respondeu-lhe Jesus: "Tu o dizes".
Acusado pelos chefes dos sacerdotes e pelos líderes religiosos, ele nada respondeu.
Então Pilatos lhe perguntou: "Você não ouve a acusação que eles estão fazendo contra você? "
Mas Jesus não lhe respondeu nenhuma palavra, de modo que o governador ficou muito impressionado.
Por ocasião da festa era costume do governador soltar um prisioneiro escolhido pela multidão.
Eles tinham, naquela ocasião, um prisioneiro muito conhecido, chamado Barrabás.
Pilatos perguntou à multidão que ali se havia reunido: "Qual destes vocês querem que lhes solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo? "
Porque sabia que o haviam entregado por inveja.
Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: "Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele".
Mas os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos convenceram a multidão a que pedisse Barrabás e mandasse executar a Jesus.
Então perguntou o governador: "Qual dos dois vocês querem que eu lhes solte? " Responderam eles: "Barrabás! "
Perguntou Pilatos: "Que farei então com Jesus, chamado Cristo? " Todos responderam: "Crucifica-o! "
"Por quê? Que crime ele cometeu? ", perguntou Pilatos. Mas eles gritavam ainda mais: "Crucifica-o! "
Quando Pilatos percebeu que não estava obtendo nenhum resultado, mas, pelo contrário, estava se iniciando um tumulto, mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão e disse: "Estou inocente do sangue deste homem; a responsabilidade é de vocês".
Todo o povo respondeu: "Que o sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos! "
Então Pilatos soltou-lhes Barrabás, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado.

e declararão: "As nossas mãos não derramaram este sangue, nem os nossos olhos viram quem fez isso.
Mateus 11:27 Deuteronômio 21:7

Palavra Resumida

A leitura bíblica de hoje mostra uma das cenas mais “absurdas” que há na Bíblia. O culpado lava as mãos para dizer que era inocente da opção do povo por um bandido.

Não sei se esse costume era difundido naquela época, mas sei que Deuteronômio 21.1-9 descreve um ritual semelhante, mas que se referia ao real sentido de inocência dos envolvidos.

Os líderes do povo, não conhecendo o culpado por um homicídio, utilizavam esse gesto para dizer: “Somos inocentes, não sabemos quem fez isso”. Mas era esse o caso de Pilatos? Como podia considerar-se inocente?

Ele, que condenou Jesus sabendo que o acusavam por inveja (v. 18)? Ele, que foi avisado pela esposa que Jesus era justo (v.19)? Que mandou açoitar Jesus sabendo que este só fazia o bem (v. 26)?

Que soltou um assassino e entregou um justo à morte (vs. 15-21)? Que preferiu a amizade de Cesar à amizade do Filho de Deus (Jo 19.12)? Era inocente se condenava o justo mesmo tendo poder para livrá-lo (Jo 19.10)? Não!

Isso tem a ver conosco? Tem, pois mostra a insensatez de tentar se passar por inocente sendo culpado. Nem um banho com o melhor dos sabões poderia lavar Pilatos.

Nós, da mesma forma, quando deixamos de fazer o que é correto e consideramos que está tudo bem, também nos tornamos como ele. Estamos lavando as mãos, mas isso não faz diferença em relação à realidade de nossos atos.

Pilatos não foi inocente, e podemos dizer: “Ai de Pilatos”! Mas também se pode dizer: ai de quem sabe o que deve fazer, não faz, e procura se passar por inocente; ai de quem negligencia a Palavra de Deus para se dar bem com todos; ai de quem aceita o que a sociedade impõe, dizendo que é assim mesmo; ai de quem comete ou aceita injustiças, tendo poder para fazer a justiça; ai de quem lava as mãos, mas desconsidera que necessita ser lavado e purificado pelo sangue do Filho de Deus.

Em vez de lavar a mãos, é necessário praticar a justiça!

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
GUSSO, Antonio Renato, Curitiba/PR Inocente. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 13 de novembro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida