Obedecer ou não - Presente Diário 20Nov2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
O rei do Egito ordenou às parteiras dos hebreus, que se chamavam Sifrá e Puá: [...]

O rei do Egito ordenou às parteiras dos hebreus, que se chamavam Sifrá e Puá:
"Quando vocês ajudarem as hebréias a dar à luz, verifiquem se é menino. Se for, matem-no; se for menina, deixem-na viver".
Todavia, as parteiras temeram a Deus e não obedeceram às ordens do rei do Egito; deixaram viver os meninos.
Então o rei do Egito convocou as parteiras e lhes perguntou: "Por que vocês fizeram isso? Por que deixaram viver os meninos? "
Responderam as parteiras do faraó: "As mulheres hebréias não são como as egípcias. São cheias de vigor e dão à luz antes de chegarem as parteiras".
Deus foi bondoso com as parteiras; e o povo ia se tornando ainda mais numeroso, cada vez mais forte.
Visto que as parteiras temeram a Deus, ele concedeu-lhes que tivessem suas próprias famílias.
Por isso o faraó ordenou a todo o seu povo: "Lancem ao Nilo todo menino recém-nascido, mas deixem viver as meninas".

Podemos, pois, dizer com confiança: "O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens? "
Êxodo 1:15-22 Hebreus 13:6

Palavra Resumida

Já li muitos livros com histórias bíblicas, mas não me lembro de algum livro ilustrado com desenhos de duas personagens importantes - Sifrá e Puá. Elas são brevemente citadas antes do nascimento de Moisés, mas a coragem que demonstraram mudou o destino de um povo.

Essas duas mulheres eram parteiras, profissão que no Egito tinha se tornado muito estressante e até perigosa. Imagine receber do seu patrão uma ordem para matar pessoas.

Pois foi isso que aconteceu com elas. O faraó, na tentativa de impedir que seus escravos se multiplicassem ainda mais e dominassem os egípcios, ordenou que todo menino hebreu fosse morto logo após o nascimento.

As parteiras certamente sentiram medo, mas o medo não prevaleceu diante do temor (devoção, respeito, obediência) a Deus, o que fez com que não obedecessem ao rei, deixando vivos os meninos que nasciam.

Deus se agradou dessa atitude e foi bom para com elas, dando a cada uma sua própria família e permitindo que os hebreus se multiplicassem e se tornassem cada vez mais fortes.

Você está disposto a manter seu compromisso com Deus mesmo que isso comprometa sua reputação, emprego, amizades e até a própria vida? Se precisar, você escolherá a obediência apesar das consequências?

Aos cristãos da Ásia, que estavam passando por momentos difíceis, Pedro escreveu que deveriam estar sempre preparados para responder a quem lhes perguntasse sobre a razão da esperança que havia neles (1Pe 3.15).

Que resposta vamos dar hoje diante de todas as pressões que nos cercam, sufocam e ameaçam? Esteja pronto e firme para honrar a Deus a despeito de qualquer situação. Mesmo que você seja a única pessoa que não faz o que todos fazem, permaneça inabalável em sua posição de seguidor fiel de Jesus. Não se esconda e não se envergonhe do evangelho de Cristo.

O medo das circunstâncias não pode ser mais forte que nosso temor a Deus.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
OLIVEIRA, Fernanda Bispo M., São Paulo/SP Obedecer ou não?. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 20 de novembro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida