Amor ao inimigo - Presente Diário 29Dez2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em espírito e declarou: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá". [...]

Depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em espírito e declarou: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá".
Seus discípulos olharam uns para os outros, sem saber a quem ele se referia.
Um deles, o discípulo a quem Jesus amava, estava reclinado ao lado dele.
Simão Pedro fez sinais para esse discípulo, como a dizer: "Pergunte-lhe a quem ele está se referindo".
Inclinando-se para Jesus, perguntou-lhe: "Senhor, quem é? "
Respondeu Jesus: "Aquele a quem eu der este pedaço de pão molhado no prato". Então, molhando o pedaço de pão, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão.
Tão logo Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. "O que você está para fazer, faça depressa", disse-lhe Jesus.
Mas ninguém à mesa entendeu por que Jesus lhe disse isso.
Visto que Judas era o encarregado do dinheiro, alguns pensaram que Jesus estava lhe dizendo que comprasse o necessário para a festa, ou que desse algo aos pobres.
Assim que comeu o pão, Judas saiu. E era noite.

Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele".
João 13:21-30 Romanos 12:20

Palavra Resumida

O episódio da leitura bíblica de hoje passa-se em um dos períodos mais estressantes da vida de Jesus, quando estava em vias de cumprir cabalmente a sua missão, conforme a vontade do Pai Celestial.

O que me chama a atenção aqui é que Jesus não é vítima das circunstâncias, mas está no controle da situação, como autor de sua própria história.

Especialmente na entrega do pão molhado a Judas, Jesus faz algo surpreendente: honra e protege seu traidor, demonstrando um cuidado especial e um amor extraordinário jamais vistos em toda História.

Aliás, foi este gesto de Jesus que moveu o conhecido psiquiatra e escritor Augusto Cury a entregar sua vida a este a quem até então via com incredulidade e desconfiança.

Segundo Cury, naquele gesto de entregar o pão molhado, sem que os demais discípulos entendessem do que se tratava, Jesus protegia o seu traidor.

Mais: no momento derradeiro do beijo da traição, Jesus mais uma vez demonstra preocupação em perder o amigo, ao dirigir-se a ele nesses termos: “Amigo, o que o traz?” (Mt 26.50).

Com isso, até mesmo Judas, depois do ato da traição, teria chances de ser restaurado e voltar para Jesus, caso se arrependesse.

Da parte de Jesus, o perdão estava mais que evidenciado pelas ações em que demonstrou cuidado, amor, honra e preocupação num dos momentos mais difíceis de sua vida terrena.

Em outro momento, Jesus já tinha dito aos seus seguidores: “Eu lhes dei um exemplo a ser seguido. Façam como eu fiz a vocês” (Jo 13.15).

Depois da forma como ele agiu então com Judas, é impossível que nós cristãos tentemos nos eximir de instruções como a do versículo-chave, arranjando justificativas para nossa falta de perdão e amor. A qual inimigo você vai demonstrar amor hoje?

“Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Rm 12.21).

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
SELENT, André Luís, Florianópolis/SC Protegendo o inimigo. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 29 de dezembro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida