Ausências - Presente Diário 19Dez2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
"Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos. [...]

"Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos.
Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata.
Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida.
"O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’.
O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir.
"Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve! ’
"Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei’.
"Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido.
"Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou.
Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? ’

Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você? ’
Mateus 18:23-33 Mateus 18:33

Palavra Resumida

“Naquela mesa ‘tá faltando ele e a saudade dele ‘tá doendo em mim”, diz a velha (e linda) canção.* Alguém disse que o tempo das festas de final de ano oferece um misto de sentimentos: tudo bonito, iluminado, certo grau de generosidade, mas é também tempo de tristeza pelas dolorosas ausências na mesa.

Sim, saudades dos que partiram; mas queria falar sobre outras ausências: as do que estão afastados da mesa do coração por conta de desentendimentos e mágoas – perdões não concedidos.

Estamos chegando perto do Natal, data que tem tudo a ver com perdão, já que celebra o dia quando o Deus Eterno se fez homem e realizou a obra da cruz, por meio da qual a Trindade concede perdão e reconciliação.

Na leitura de hoje Jesus conta uma parábola a respeito de alguém que recebe perdão de uma dívida impossível de pagar, mas se recusa a perdoar uma muito menor – e é repreendido com a frase do verso em destaque.

Minha dívida para com Deus era muito além da minha capacidade, mas, conforme Isaías 53.6, o SENHOR fez cair a maldade de todos nós sobre ele. Remido pelo sangue do Cordeiro, como eu poderia me recusar a perdoar alguém cuja dívida para comigo não tem termos de comparação com aquela pela qual fui perdoado?

Não existe convívio mais estreito que o da família e, quanto mais próximo o convívio, maior o risco de ofender e ser ofendido; consequentemente, maior a necessidade de perdoar e ser perdoado – continuamente! A família é o lugar privilegiado do perdão mútuo.

Tenho o dever de perdoar! Mas – boa notícia! – o Espírito Santo de Deus pode me capacitar a conceder perdão.

Quem sabe este tempo de Natal pode ser a ocasião oportuna para permitirmos que o amor de Cristo nos constranja a amar e perdoar – mesmo que a pessoa nem ao menos desconfie que precisa de perdão?

Que seja tempo propício a reconciliações que permitam que aquele lugar à mesa do seu coração volte a ser ocupado por alguém em quem você já pensou enquanto lia.
Peça ajuda do Espírito de Deus e mãos à obra!

O Natal comemora a iniciativa divina de vir a este mundo para pagar o preço do nosso perdão. Que o amor do Pai nos constranja a imitá-lo: perdoar e trazer de volta à mesa do coração os que afastamos da comunhão.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
JÚNIOR, Miguel Herrera, Bragança Paulista/SP Ausências. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 19 de dezembro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida