Gangorra - Presente Diário 28Dez2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa [...]

Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa
Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!
Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas.
Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.

Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.
Salmos 84:4-7 Salmos 51:12

Palavra Resumida

“Há borrões de sol vermelho na loira manhã sem par, e a gangorra não descansa, sobe e desce sem parar... A gangorra é como a vida, nos movimentos que tece: quando eu desço, você sobe, quando eu subo, você desce... Você, que ficou no alto, não deve de mim sorrir, você terá de descer, quando eu tiver de subir!” (Gióia Júnior)

Tempos incertos, um sobe e desce constante e inesperado: essa é a vida humana. Não temos controle sobre aspectos materiais no que diz respeito a saúde, finanças, desastres naturais e muitos outros acontecimentos.

Além disso, como lembra muito bem o poema do pastor, poeta e radialista Gióia Júnior, é tolice alguém que está na extremidade de cima da gangorra se sentir superior, se julgar melhor. No instante seguinte, terá seu momento de ficar embaixo.

No que diz respeito à vida espiritual, com a ajuda de Deus, saímos de baixo e estamos subindo. A vida do cristão não precisa ser como uma gangorra, que ora está em cima, ora está em baixo.

Mesmo que haja momentos em que estamos espiritualmente embaixo (veja p.ex. o contexto do versículo-chave), não precisamos nos resignar a esse sobe e desce, desce e sobe da fé.

O Salmo 84 diz que quem vive na presença de Deus é feliz, e no Senhor encontra força. A cada dia, ele nos capacita a subir um pouco, a querer conhecê-lo melhor, a aprender os seus caminhos, a praticar os seus mandamentos.

Não que isso seja fácil. O peso de nossa natureza rebelde a Deus, herdada de Adão, às vezes quer nos levar para baixo na gangorra. Mas se confessarmos os nossos erros, o perdão de Deus tira todo seu peso e nos devolve a alegria (veja o versículo em destaque).

E mesmo quando são as circunstâncias exteriores que tentam nos jogar para baixo, o Senhor é capaz de usar essas situações para nos fortalecer, de forma que elas sirvam para o nosso bem, isto é, para nos levar para mais perto dele.

Estudo da Palavra, oração e convivência com outros cristãos são ferramentas de Deus para estabilizar nosso ânimo.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
GONÇALVES, Hebert dos Santos, Itapeva/SP Gangorra. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 28 de dezembro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida