Fuga - Presente Diário 26Dez2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Quando Jeremias acabou de dizer ao povo tudo o que o Senhor, o seu Deus, lhe mandara dizer, [...]

Quando Jeremias acabou de dizer ao povo tudo o que o Senhor, o seu Deus, lhe mandara dizer,
Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens arrogantes disseram a Jeremias: "Você está mentindo! O Senhor não lhe mandou dizer que não fôssemos residir no Egito.
Mas é Baruque, filho de Nerias, que o está instigando contra nós para que sejamos entregues nas mãos dos babilônios, a fim de que nos matem ou nos levem para o exílio na Babilônia".
Assim Joanã, filho de Careá, e todos os comandantes do exército e todo o povo desobedeceram à ordem do Senhor de que permanecessem na terra de Judá.
Mas Joanã, filho de Careá, e todos os comandantes do exército, levaram todo o remanescente de Judá que tinha voltado de todas as nações para onde haviam sido espalhados a fim de viver na terra de Judá:
todos os homens, mulheres e crianças, as filhas do rei, todos os que Nebuzaradã, o comandante da guarda imperial, deixara com Gedalias, filho de Aicam, neto de Safã; além do profeta Jeremias e de Baruque, filho de Nerias.
Eles foram para o Egito, desobedecendo ao Senhor, e foram até Tafnes.

"Ai dos filhos obstinados", declara o Senhor, "que executam planos que não são meus, fazem acordo sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado,
Jeremias 43:1-7 Isaías 30:1

Palavra Resumida

Liderados por Nabucodonosor, os babilônios tinham derrubado o reino de Judá. Isso era disciplina do Senhor sobre seu povo por causa da idolatria que os israelitas insistiam em seguir.

Os invasores destronaram Zedequias, o último rei de Judá, levando-o prisioneiro para a Babilônia, além de deportar também grande parte do povo. Restaram na cidade apenas os mais pobres.

O governador interino deixado pelos babilônios foi assassinado pouco depois numa intriga. Com medo de represálias dos babilônios, os líderes do povo decidiram fugir para o Egito e pediram que o profeta Jeremias consultasse o Senhor a respeito dessa questão, prometendo que fariam o que lhes fosse ordenado.

Dez dias depois, veio a resposta. A mensagem era muito simples: não fujam para o Egito (Jr 42.19). Deveriam ficar em Jerusalém, buscar ao Senhor e continuar a vida ali.

Como a resposta não foi a esperada, os líderes se rebelaram e desobedeceram às ordens de Deus. Além de levar o povo inteiro para o Egito, ainda arrastaram Jeremias consigo.

A ordem de Deus por meio de Jeremias tinha sido muito clara: desobedecer traria juízo sobre todos os desobedientes. Um proeminente líder religioso escreveu que “quando o povo de Deus foge, ele atua com julgamento”.

Como cristãos, somos povo de Deus. Ele manda suas instruções com clareza, enviando-as de maneiras diferentes: pela leitura da Bíblia, pela oração, pela pregação no culto, pelos conselhos de outros cristãos maduros etc.

Quando buscamos sua orientação, ele a dá, esperando obediência incondicional, mas também prometendo seu amor e seu cuidado em todos os dias da nossa vida. Desconsiderar sua palavra e fugir dele é o pior caminho que alguém pode tomar. Ainda que seja difícil, a submissão à vontade de Deus terá sempre os melhores resultados para nós.

Fugir de Deus traz sérias consequências na vida do cristão.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
GARCIA, João Fernandes, Oakville/Ontario Fuga. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 26 de dezembro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida