No lugar - Presente Diário 1Dez2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
"Quando o nosso pai nos mandou voltar para comprar um pouco mais de comida, [...]

"Quando o nosso pai nos mandou voltar para comprar um pouco mais de comida,
nós lhe dissemos: Só poderemos voltar para lá, se o nosso irmão caçula for conosco. Pois não poderemos ver a face daquele homem, a não ser que o nosso irmão caçula esteja conosco.
"Teu servo, meu pai, nos disse então: ‘Vocês sabem que minha mulher me deu apenas dois filhos.
Um deles se foi, e eu disse: Com certeza foi despedaçado. E até hoje, nunca mais o vi.
Se agora vocês também levarem este de mim, e algum mal lhe acontecer, a tristeza que me causarão fará com que os meus cabelos brancos desçam à sepultura’.
"Agora, pois, se eu voltar a teu servo, a meu pai, sem levar o jovem conosco, logo que meu pai, que é tão apegado a ele,
perceber que o jovem não está conosco, morrerá. Teus servos farão seu velho pai descer seus cabelos brancos à sepultura com tristeza.
"Além disso, teu servo garantiu a segurança do jovem a seu pai, dizendo-lhe: Se eu não o trouxer de volta, suportarei essa culpa diante de ti pelo resto da minha vida!
"Por isso agora te peço, por favor, deixa o teu servo ficar como escravo do meu senhor no lugar do jovem e permite que ele volte com os seus irmãos.
Como poderei eu voltar a meu pai sem levar o jovem comigo? Não! Não posso ver o mal que sobreviria a meu pai".

"Por isso agora te peço, por favor, deixa o teu servo ficar como escravo do meu senhor no lugar do jovem e permite que ele volte com os seus irmãos.
Gênesis 44:25-34 Gênesis 44:33

Palavra Resumida

A fome em Canaã levou os irmãos de José ao Egito. Este era ali o governador que administrava os alimentos estocados no período de fartura e não foi reconhecido por eles.

José disse que eram espiões e só poderiam voltar a comprar ali se trouxessem o caçula. Sob protestos de seu pai, Jacó, na segunda ida ao Egito os irmãos tiveram de levar consigo Benjamim.

Judá se comprometeu pessoalmente pelo irmão mais novo, afirmando que o trariam de volta. Quase não conseguiu cumprir sua promessa, pois encontraram a taça de José, aparentemente “roubada”, na bagagem do caçula, o que faria dele um escravo.

Mesmo continuando livres, os demais foram pedir ao governador que repensasse a punição, pois o pai não resistiria a mais uma perda. Judá foi mais longe: ofereceu-se para sofrê-la no lugar do irmão.

Talvez tenha feito isso por amor ao pai, que disse que morreria de tristeza se algo acontecesse a Benjamim. Não foi preciso nada disso, pois José finalmente se revelou aos irmãos e toda a família foi morar no Egito.

Quando li este texto, lembrei do que o mais importante descendente de Judá, Jesus Cristo, fez por nós: entregou sua própria vida em nosso lugar. Benjamim não tinha pegado a taça; já o ser humano é culpado por desobedecer a Deus, e por isso há uma separação entre eles por causa desse pecado.

Só havia um meio para restaurar este relacionamento rompido: a morte de Cristo. Deus enviou seu único Filho ao mundo exatamente para cumprir esta missão: o justo no lugar dos injustos.

Como reagimos diante disso? Pensamos que é só uma bonita história? Ou com fé e gratidão entregamos nossa vida a Deus? Nunca esqueçamos: Cristo morreu em nosso lugar – aquela cruz era nossa, pois estávamos condenados, mas ele a carregou por amor a nós, para que quem cresse vivesse eternamente com ele!

Cristo morreu no lugar dos verdadeiros culpados – nós!

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
RIBAS, Vanessa Weiler, Ijuí/RS No lugar. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 1 de dezembro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida