Ruínas - Presente Diário 9Dez2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Então o anjo do Senhor respondeu: "Senhor dos Exércitos, até quando deixarás de ter misericórdia de Jerusalém e das cidades de Judá, com as quais estás indignado há setenta anos? [...]

Ai da cidade sanguinária, repleta de fraudes e cheia de roubos, sempre fazendo as suas vítimas! Ah, o estalo dos chicotes, o barulho das rodas, o galope dos cavalos e o sacudir dos carros de guerra! Cavaleiros atacando, espadas reluzentes e lanças cintilantes! Muitos mortos, montanhas de cadáveres, corpos sem conta, gente tropeçando por cima deles! Tudo por causa do desejo desenfreado de uma prostituta sedutora, mestra de feitiçarias, que escravizou nações com a sua prostituição e povos, com a sua feitiçaria. "Eu estou contra você", declara o SENHOR dos Exércitos, "vou levantar o seu vestido até a altura do seu rosto. Mostrarei às nações a sua nudez e aos reinos, as suas vergonhas. Eu jogarei imundície sobre você, e a tratarei com desprezo; farei de você um exemplo. Todos os que a virem fugirão dizendo: ‘Nínive está arrasada! Quem a lamentará? ’ Onde encontrarei quem a console? " Acaso és melhor do que Tebas, situada junto ao Nilo, rodeada de águas? O rio era a sua defesa; as águas, o seu muro. A Etiópia e o Egito eram a sua força ilimitada; Fute e a Líbia estavam entre os seus aliados. Apesar disso, ela foi deportada, levada para o exílio. Em cada esquina as suas crianças foram massacradas. Tiraram sortes para decidir o destino dos seus nobres; todos os poderosos foram acorrentados. Você também ficará embriagada; irá esconder-se, tentando proteger-se do inimigo. Todas as suas fortalezas são como figueiras carregadas de figos maduros; basta sacudi-las, e os figos caem em bocas vorazes. Olhe bem para as suas tropas: não passam de mulheres! As suas portas estão escancaradas para os seus inimigos; o fogo devorou as suas trancas. Reserve água para o tempo do cerco! Reforce as suas fortalezas! Entre no barro, pise a argamassa, prepare a forma para os tijolos! Mesmo assim o fogo consumirá você; a espada a eliminará, e, como gafanhotos devastadores, a devorará! Multiplique-se como gafanhotos devastadores, multiplique-se como gafanhotos peregrinos! Você multiplicou os seus comerciantes, tornando-os mais numerosos do que as estrelas do céu; mas como gafanhotos devastadores, devoram o país e depois voam para longe. Os seus guardas são como gafanhotos peregrinos, os seus oficiais, como enxames de gafanhotos que se ajuntam sobre os muros em dias frios; mas quando o sol aparece, eles voam, ninguém sabe para onde. Ó rei da Assíria, os seus pastores dormem; os seus nobres adormecem. O seu povo está espalhado pelos montes e não há ninguém para reuni-lo. Não há cura para a sua chaga; a sua ferida é mortal. Quem ouve notícias a seu respeito bate palmas pela sua queda, pois, quem não sofreu a sua crueldade sem limites?

Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Naum 3:1-19 1 Tessalonicenses 5:9

Palavra Resumida

Quando ouço a palavra ruína, sempre me vem à mente uma construção antiga e destruída, sem qualquer condição de uso. Foi isso que Deus fez ao povo citado na leitura bíblica de hoje.

Os assírios, inimigos do povo de Deus, Israel, já tinham passado por um período de devoção a Deus no tempo do profeta Jonas (aquele que foi engolido pelo grande peixe).

Depois, porém, abandonaram-no e voltaram a praticar as maldades de antes (como idolatria e feitiçaria), a ponto de serem chamados aqui de sanguinários.

Com isso, a Assíria, representada aqui por sua capital, Nínive, havia deixado o Senhor irado. Deus sempre quis que seus seguidores vivessem em obediência a ele, mas os assírios, em vez de tratar bem a Israel, insistiam em atacar o povo escolhido de Deus.

Por isso, o profeta anuncia aqui a ira que o Senhor lançaria sobre esta cidade. Isso não seria nada mais que justo: a consequência do pecado (isto é, da desobediência) é a morte. Como os assírios não se arrependeram, acabaram destruídos.

A realidade é que eu e você somos pecadores, pessoas que constantemente querem fazer sua própria vontade em vez de se submeter a Deus. Por conta disso, mereceríamos ficar em ruínas, destruídos pela ira divina.

No entanto, o versículo-chave afirma que Deus não deseja a nossa destruição. Por isso, arranjou uma solução: para nos salvar da morte certa, providenciou um meio de sermos reconciliados com ele, por meio do arrependimento e da fé em Cristo Jesus.

Assim como há um outro lado na pregação de Naum (seu nome significa “conforto”), também Deus nos oferece perdão e consolo em Jesus. Ele é capaz de reconstruir as ruínas da nossa vida, fazendo algo novo e novamente útil.

Será que não está no momento, então, de reconhecer a Cristo como aquele que salva da ira de Deus? Essa é uma oração que tem garantia de resposta positiva da parte do Senhor.

Quem crê em Jesus e anda com ele não fica em ruínas, mas recebe uma vida nova.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
BAIRROS, Fernando Henrique de, Estrela/RS Ruínas. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 9 de dezembro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida