Sacrifício custoso - Presente Diário 23Dez2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Naquele mesmo dia Gade foi dizer a Davi: "Vá e edifique um altar na eira de Araúna, o jebuseu". [...]

Naquele mesmo dia Gade foi dizer a Davi: "Vá e edifique um altar na eira de Araúna, o jebuseu".
Davi foi para lá, em obediência à ordem que Gade tinha dado em nome do Senhor.
Quando Araúna viu o rei e seus soldados vindo ao encontro dele, saiu e prostrou-se perante o rei, rosto em terra,
e disse: "Por que o meu senhor e rei veio ao seu servo? " Respondeu Davi: "Para comprar sua eira, e edificar nela um altar ao Senhor, para que cesse a praga no meio do povo".
Araúna disse a Davi: "O meu senhor e rei pode ficar com o que quiser e ofereça-o em sacrifício. Aqui estão os bois para o holocausto, e o debulhador e o jugo dos bois para a lenha.
Ó rei, eu dou tudo isso a ti". E acrescentou: "Que o Senhor teu Deus aceite a tua oferta".
Mas o rei respondeu a Araúna: "Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada". Davi comprou, pois, a eira e os bois por cinqüenta peças de prata.
E Davi edificou ali um altar ao Senhor e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão. Então o Senhor aceitou as súplicas em favor da terra, e a praga parou de destruir Israel.

Mas o rei respondeu a Araúna: "Não! Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada". Davi comprou, pois, a eira e os bois por cinqüenta peças de prata.
2 Samuel 24:18-25 2 Samuel 24:24

Palavra Resumida

Em certa ocasião, o rei Davi decidiu levantar o censo do povo de Israel, e isso desagradou muito a Deus, que lhe deu três opções de castigo. Ele poderia escolher entre sete anos de fome na terra, fugir por três meses de seus inimigos ou enfrentar três dias de peste em Israel.

O castigo que Davi escolheu foi o terceiro, pois dizia: “Prefiro cair nas mãos do SENHOR, porque grande é a sua misericórdia, a cair nas mãos dos homens” (v.14). Como consequência, morreram 70 mil homens do povo.

Para cessar a peste, Davi teria de oferecer um sacrifício em um terreiro usado para debulhar cereais e que pertencia a um homem chamado Araúna. Por isso, Davi foi procurá-lo para adquirir este pedaço de sua propriedade, e levantar ali um altar para oferecer o holocausto determinado.

Araúna ofereceu-se para doar o terreno, os bois e a lenha para o sacrifício, mas Davi não aceitou porque não considerava justo que outra pessoa pagasse por um holocausto que era sua obrigação oferecer (veja o versículo em destaque). Oferecido o sacrifício, a praga cessou.

Esse episódio ensina uma importante lição: quando algo não custa nada, é grande o risco de acabarmos desvalorizando o que conquistamos. No entanto, esquecemos que o custo existe, e que alguém outro deve ter pagado por ele.

Da mesma forma, embora a salvação seja oferecida gratuitamente a todo pecador que se arrepende, para Deus custou um alto preço: o sacrifício do seu único Filho, que morreu para expiar os pecados da humanidade em nosso lugar.

A Bíblia diz que fomos resgatados “pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito” (1Pe 1.19).

Por isso, seria uma grande ingratidão da nossa parte deixar de reconhecer o alto custo da nossa salvação, pago pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

A redenção nos é oferecida pela graça, mas para Deus custou o preço do sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
MIKI, Mário, Curitiba/PR Sacrifício custoso. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 23 de dezembro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida