Você escolhe - Presente Diário 30Dez2023

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
A sabedoria clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas; [...]

A sabedoria clama em voz alta nas ruas, ergue a voz nas praças públicas;
nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso:
"Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?
Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.
Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão!
Visto que desprezaram totalmente o meu conselho e não quiseram aceitar a minha repreensão,
eu, de minha parte, vou rir-me da sua desgraça; zombarei quando o que temem se abater sobre vocês,
quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem.
"Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão.
Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor,
não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência,
comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações.
Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá;
mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranqüilo, sem temer nenhum mal".

Afastem-se de mim os que praticam o mal! Quero obedecer aos mandamentos do meu Deus!
Provérbios 1:20-33 Salmos 119:115

Palavra Resumida

No templo de Jerusalém, as pessoas tinham a oportunidade de ouvir a palavra de Deus explicada pelos rabinos. Além dos israelitas, havia também gentios (não judeus) que se interessavam em ouvi-la.

Infelizmente, havia também judeus que desprezavam esse aprendizado. Até hoje, muitas pessoas desdenham da mensagem da Bíblia, que registra a vontade de Deus para o ser humano. Não se interessam em conhecer o Senhor, e muito menos o consideram digno de temor, isto é, reverência e respeito.

A leitura bíblica traz palavras da Sabedoria, que, na definição bíblica, começa justamente nesse temor do Senhor (Pv 1.7). Ela afirma, com clareza, que rejeitar a Deus tem consequências péssimas para o ser humano.

Isso não é uma ameaça, mas uma constatação de fatos. Tudo que existe de mal neste mundo é proveniente do pecado, da desobediência à palavra de Deus. Mas há também uma promessa para quem aceita esse aviso: “... lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos” (v. 23).

O abandono de Deus e de sua Palavra não resulta apenas nas grandes tragédias mundiais, como fome, guerras, violência etc. Também nossas crises pessoais decorrem, em grande parte, da nossa vontade de controlar a própria vida em vez de submetê-la aos princípios divinos refletidos em sua Palavra.

O versículo em destaque foi extraído de um longo poema que exalta as maravilhas da palavra de Deus e os benefícios dados àquele que confia nela. O salmista já tinha entendido a vantagem de seguir a Deus – e, assim, demonstra que escolheu o caminho da sabedoria.

Prezado leitor, você consegue ver quanto bem, quanta paz de alma e quanta felicidade há em obedecer ao que Deus diz? Quero desafiá-lo a ler a Bíblia, aceitando com humildade a sua repreensão e obedecendo com alegria aos seus princípios. Você entenderá o que estou dizendo.

Ler e aplicar a palavra de Deus é uma decisão diária que só você pode tomar.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
THÉ, Manoel de Jesus, São Paulo/SP Você escolhe. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 30 de dezembro de 2023.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida