Abrigo - Presente Diário 15Jan2024

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, [...]

Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas,
os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.
Então disse o Senhor: "Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos".
Naqueles dias havia nefilins na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos.
O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.
Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração.
Disse o Senhor: "Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os animais grandes, os animais pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito".
A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência.
Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.
Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.
Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência.
Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta,
Deus disse a Noé: "Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra.
Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora.
Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura.
Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior.
"Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá.
Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você.
De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos.
E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento".
Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.

Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio.
Gênesis 6:1-22 Salmos 16:1

Palavra Resumida

Há muitos anos, meus filhos ainda eram adolescentes e fui buscá-los no final de um evento, na igreja, a poucas quadras de casa. Quando voltávamos, o tempo mudou e veio uma tempestade de vento e chuva de pedra.

Os galhos das árvores caíam sobre o carro e eu já não enxergava mais nada. Acabei batendo o carro na guia da calçada, o pneu estourou e eu me apavorei.

Naquele momento, meu caçula (na época, com apenas 11 anos), me acalmou, puxou a direção e foi me guiando até conseguirmos entrar, seguros, na garagem de casa.

Estava tão perto, a poucos metros, mas me sentia completamente perdida. O medo cegou minha visão. Quando me lembro desse episódio, penso em Noé, durante tantos anos, construindo a arca com sua família (Gênesis 6 a 9).

O povo da terra passava por ali e escarnecia, dizendo que ele estava louco e zombando da sua obediência a Deus. Estavam tão perto do abrigo, mas tão distantes do Senhor do Abrigo.

Não acreditavam que, um dia, a tempestade iria chegar e não haveria mais tempo de se abrigar ou se esconder da fúria da água e do vento. As águas chegaram, e somente Noé, sua família e os animais estavam abrigados.

O tempo do arrependimento acabou. A porta da arca estava fechada. E o povo pereceu fora do abrigo. Muitos, ainda hoje, vivem assim. Tão perto, mas tão distantes. Quase à porta, mas sem abri-la. Quase crendo, mas achando que têm todo o tempo do mundo para acreditar.

E quando chegam as tempestades, ficam perdidos, sem visão, sem percepção, tateando à procura de uma segurança que foi desprezada. O tempo de encontrar o abrigo tem prazo de validade: sua duração é o nosso tempo aqui na Terra.

Depois, quando nossos olhos se fecharem, a porta da arca também se fechará. Estaremos dentro ou fora? Sim, lembre-se do Senhor, “antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; ...e o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec 12.6-7).

Procuremos abrigo enquanto é tempo, antes que a tempestade chegue. Perto está o Senhor.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
Reis, Zelene Reis, Itapeva/SP Abrigo. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 15 de janeiro de 2024.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida