Barreiras - Presente Diário 9Jan2024

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Depois de tudo o que Ezequias fez com tanta fidelidade, Senaqueribe, rei da Assíria, invadiu Judá. Ele sitiou as cidades fortificadas para conquistá-las. [...]

Depois de tudo o que Ezequias fez com tanta fidelidade, Senaqueribe, rei da Assíria, invadiu Judá. Ele sitiou as cidades fortificadas para conquistá-las.
Quando Ezequias viu que Senaqueribe pretendia guerrear contra Jerusalém,
consultou os seus oficiais e os comandantes do exército sobre a idéia de mandar fechar a passagem de água das fontes do lado de fora da cidade; e eles concordaram.
Assim, ajuntaram-se muitos homens, e fecharam todas as fontes e o riacho que atravessava a região. Eles diziam: "Por que deixar que os reis da Assíria venham e encontrem toda essa água? "
Depois, com grande empenho consertou todos os trechos quebrados do muro e construiu torres sobre ele. Construiu outro muro do lado de fora do primeiro e reforçou os muros de arrimo da cidade de Davi; e mandou fazer também muitas lanças e muitos escudos.
Nomeou sobre o povo oficiais militares e os reuniu na praça, junto à porta da cidade, animando-os com estas palavras:
"Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem se desanimem por causa do rei da Assíria e do enorme exército que está com ele, pois conosco está um poder maior do que o que está com ele.
Com ele está somente o poder humano, mas conosco está o Senhor, o nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas". E o povo ganhou confiança com o que disse Ezequias, rei de Judá.
Mais tarde, quando Senaqueribe, rei da Assíria, e todas as suas forças estavam sitiando Láquis, mandou oficiais a Jerusalém com a seguinte mensagem a Ezequias e a todo o povo de Judá que morava lá:
"Assim diz Senaqueribe, rei da Assíria: Em que vocês baseiam a sua confiança, para permanecerem cercados em Jerusalém?
Quando Ezequias diz: ‘O Senhor, o nosso Deus, nos salvará das mãos do rei da Assíria’, ele os está enganando, para deixá-los morrer de fome e de sede.
Mas não foi o próprio Ezequias que retirou os altares desse deus, dizendo a Judá e a Jerusalém: ‘Vocês devem adorar diante de um só altar e sobre ele queimar incenso’? "
"Vocês não sabem o que eu e os meus antepassados fizemos a todos os povos das outras terras? Acaso alguma vez os deuses daquelas nações conseguiram livrar das minhas mãos a terra deles?
De todos os deuses das nações que os meus antepassados destruíram, qual deles conseguiu salvar o seu povo de mim? Como então o deus de vocês poderá livrá-los das minhas mãos?
Portanto, não deixem Ezequias enganá-los ou iludi-los dessa maneira. Não acreditem nele, pois nenhum deus de qualquer nação ou reino jamais conseguiu livrar o seu povo das minhas mãos ou das mãos de meus antepassados. Muito menos o deus de vocês conseguirá livrá-los das minhas mãos! "
Os oficiais de Senaqueribe desafiaram ainda mais a Deus, ao Senhor, e ao seu servo Ezequias.
Senaqueribe também escreveu cartas insultando o Senhor, o Deus de Israel, e o desafiando: "Assim como os deuses dos povos das outras terras não livraram o povo deles das minhas mãos, também o deus de Ezequias não livrará o seu povo das minhas mãos".
Então os oficiais gritaram na língua dos judeus ao povo de Jerusalém que estava sobre o muro, para assustá-lo e amedrontá-lo, com o intuito de conquistarem a cidade.
Referiram-se ao Deus de Jerusalém como falavam dos deuses dos outros povos da terra, que não passam de obra das mãos dos homens.
Por tudo isso o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, clamaram em oração aos céus.
E o Senhor enviou um anjo, que matou todos os homens de combate e todos os líderes e oficiais no acampamento do rei assírio, de forma que este se retirou envergonhado para a sua terra. E certo dia, ao adentrar o templo do seu deus, alguns dos seus filhos o mataram à espada.
Assim o Senhor salvou Ezequias e o povo de Jerusalém das mãos de Senaqueribe, rei da Assíria, e das mãos de todos os outros; e cuidou deles em todas as fronteiras.

⁶ Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Mesmo que isso pareça impossível para o remanescente deste povo naquela época, será impossível para mim? ", declara o Senhor dos Exércitos.
2 Crônicas 32:1-22 Zacarias 8:6

Palavra Resumida

Quantas barreiras há no percurso da nossa vida? Quantos obstáculos surgem em nosso caminho? Quantas vezes esses entraves nos pareceram intransponíveis?

Se sentássemos à mesa com um bom café, talvez passássemos horas contando as experiências. Na verdade, cada um tem a sua batalha, seja mental, pessoal, familiar, relacional, profissional, espiritual e talvez até traumática!

Na leitura bíblica de hoje, vimos que o rei Ezequias enfrentou uma grande barreira em seu reinado: o iminente ataque do rei Senaqueribe, da Assíria.

Em termos humanos, naquela época, enfrentar os assírios, com seu exército numeroso, bem treinado, preparado para invasões e temido nas regiões circunvizinhas, era derrota certa.

Todavia, Ezequias tomou uma atitude impressionante diante de tal barreira: creu em Deus e trouxe palavras de conforto a seu povo (vs. 7-8).

O que mais me surpreende é a reação do povo ao ouvir as palavras de Ezequias. O povo estava amedrontado, mas animou-se com tais palavras. O final dessa história é a vitória do rei Ezequias sobre Senaqueribe.

Aquela barreira foi destruída pela ação de Deus em favor daqueles que depositaram fé e esperança nele. Recordo-me da letra de uma antiga canção: “Não há muralhas que ficarão de pé diante de mim. Estou firmado em Cristo para sempre”.

Se temos Deus, temos razões de sobra para crer que não há barreiras maiores do que ele, pois o que limita o homem não restringe o agir de Deus.

Se você crê em Deus, já tem o suficiente para transpor qualquer barreira, ainda que não saiba como agir, ainda que o “exército inimigo” seja poderoso, ainda que tudo pareça aparentemente perdido.

Hoje você pode se animar, tal como o povo liderado por Ezequias, pois a notícia é a mesma: “...está conosco o SENHOR, o nosso Deus, para nos ajudar e para travar as nossas batalhas”.

As barreiras do impossível caem quando colocamos Deus no comando da nossa vida.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
ALMEIDA, Gabriel de Araújo, Ouro Branco/MG Barreiras. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 9 de janeiro de 2024.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida