Vitórias - Presente Diário 4Jan2024

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Depois disso, Davi derrotou os filisteus e os subjugou, e tirou do controle deles a cidade de Gate e seus povoados. [...]

Depois disso, Davi derrotou os filisteus e os subjugou, e tirou do controle deles a cidade de Gate e seus povoados.
Davi derrotou também os moabitas, que ficaram sujeitos a ele, pagando-lhe impostos.
Além disso, Davi derrotou Hadadezer, rei de Zobá, nas proximidades de Hamate, quando Hadadezer tentava obter o controle na região do rio Eufrates.
Davi se apossou de mil dos seus carros de guerra, sete mil cavaleiros e vinte mil soldados de infantaria. Ainda levou cem cavalos de carros de guerra, e aleijou todos os outros.
Quando os arameus de Damasco vieram ajudar Hadadezer, rei de Zobá, Davi matou vinte e dois mil deles.
Em seguida estabeleceu guarnições militares no reino dos arameus de Damasco, sujeitando-os a lhe pagarem impostos. E o Senhor dava vitórias a Davi aonde quer que ele fosse.
Davi também levou para Jerusalém os escudos de ouro usados pelos oficiais de Hadadezer.
De Tebá e Cum, cidades que pertenciam a Hadadezer, o rei Davi levou grande quantidade de bronze, que Salomão utilizou para fazer o tanque de bronze, as colunas e vários utensílios.
Quando Toú, rei de Hamate, soube que Davi tinha derrotado todo o exército de Hadadezer, rei de Zobá,
enviou seu filho Hadorão ao rei Davi para saudá-lo e parabenizá-lo por sua vitória na batalha contra Hadadezer, que tinha estado em guerra com Toú. E, com Hadorão, mandou todo tipo de utensílios de ouro, de prata e de bronze.
O rei Davi consagrou esses utensílios ao Senhor, como fizera com a prata e o ouro tomados de todas estas nações: Edom e Moabe, os amonitas e os filisteus, e Amaleque.
Abisai, filho de Zeruia, derrotou dezoito mil edomitas no vale do Sal.
Depois colocou guarnições militares em Edom, sujeitando todos os edomitas a Davi. O Senhor dava vitórias a Davi aonde quer que ele fosse.
Davi reinou sobre todo o Israel, administrando o direito e a justiça a todo o seu povo.
Joabe, filho de Zeruia, era comandante do exército; Josafá, filho de Ailude, era o arquivista real;
Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes; Sausa era secretário;
Benaia, filho de Joiada, comandava os queretitas e os peletitas; e os filhos do rei Davi eram seus principais oficiais.

Em seguida estabeleceu guarnições militares no reino dos arameus de Damasco, sujeitando-os a lhe pagarem impostos. E o Senhor dava vitórias a Davi aonde quer que ele fosse.
1 Crônicas 18:1-17 1 Crônicas 18:6

Palavra Resumida

Sem dúvida, Davi foi um dos maiores reis de Israel, não apenas por suas conquistas militares, mas principalmente pela intimidade que tinha com Deus.

Seus sucessores foram julgados pelos escritores bíblicos como bons ou maus pelo tanto que se aproximaram ou se afastaram de seu exemplo.

Ou seja, Davi acabou se tornando um padrão para os demais. Mas como foi que um simples pastor de ovelhas, sua ocupação quando jovenzinho, se tornou um líder tão poderoso, reconhecido e temido por tantos, dentro e fora de Israel?

A Palavra de Deus, além de mostrar várias de suas conquistas, também mostra que isso ocorria porque o Senhor lhe dava as vitórias por onde quer que ele fosse (1Cr 18.6, 13).

Davi tinha várias qualidades, sim. Mas não eram elas que lhe garantiam as vitórias. Ele mesmo reconhecia que não possuía capacidade suficiente para estar no patamar em que estava.

Sua oração no capítulo anterior ao texto-base de hoje (1Cr 17.16-27) mostra bem isso. Ele sabia que não era capaz (1Cr 17.16), mas ao mesmo tempo cria no poder, na graça e no amor de Deus para com os seus servos, e esperava pela concretização das promessas de Deus, que o havia abençoado (1Cr 17.19, 27).

Como parte do povo de Deus que somos, temos lutas e desafios pela frente que provavelmente são diferentes daquilo que Davi enfrentou, mas que também podem estar bem além de nossas capacidades.

Contudo, nem por isso devemos imaginar que são invencíveis, pois servimos ao único Deus, vivo e verdadeiro, que conduz seus servos e lhes dá vitórias de acordo com a sua vontade soberana.

Sim, em sua soberania, ele sabe que a vitória que almejamos pode não ser o melhor. Assim, vamos buscar no Senhor a capacitação e a ajuda de que necessitamos para enfrentar qualquer tipo de batalha que se nos apresente e, quando recebermos as vitórias da parte dele, vamos lhe render as honras e as glórias que lhe são devidas.

Sejam quais forem nossas lutas e desafios, o Senhor sempre está conosco!

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
GUSSO, Antonio Renato, Curitiba/PR Vitórias. [S.I.] 2023.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 4 de janeiro de 2024.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida