Desapego - Presente Diário 17Fev2024

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". [...]

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei".
Podemos, pois, dizer com confiança: "O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens? "

Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
Hebreus 13:5,6 Lucas 12:15

Palavra Resumida

Ficamos escandalizados ao ver na TV homens flagrados por alguma câmera escondida, carregando malas cheias de dinheiro, frutos de algum esquema de corrupção descoberto. É a corrupção generalizada que tem se proliferado nas esferas públicas de nosso país.

Ao ver tais cenas, surge a pergunta: o que faz um homem público, que ganha um alto salário, se corromper? Por que ele extorque os cofres públicos com volumosas quantias, das quais nunca precisará? Por que o faz, sabendo que pode ser preso, perder a honra e depois gastar uma fortuna com advogados para ser solto?

Qualquer um de nós, se surgir a ocasião, pode cair nessa armadilha. Ser avarento, apegado ao dinheiro e aos bens materiais infelizmente faz parte de nossa natureza pecaminosa, com a qual nascemos.

Por trás dessa inclinação natural, pode estar o medo que, no fundo, é falta de fé em Deus. Medo de empobrecer, de ser abandonado, de fracassar etc.

Para acabar com o medo doentio e com a avareza, o autor da carta aos Hebreus nos receita quatro remédios: o primeiro é reconhecer que a avareza é pecado e Deus a condena. É um mal que devemos extirpar da nossa carne, como Paulo também escreveu: “façam morrer... a ganância, que é idolatria” (Cl 3.5d).

O segundo é a exortação: “contentem-se com o que vocês têm” (v.5b). O contentamento faz com que sejamos “livres do amor ao dinheiro” (v.5a). O terceiro é uma promessa de Deus: “nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (v.5c).

O antídoto contra o medo é saber que o Todo-Poderoso está conosco e nunca abandonará seus filhos. E o quarto remédio é saber que “o Senhor é o meu ajudador” (v.6). Ele está conosco, através do Espírito Santo (Jo 14.16-17; Jo 16.7), que nos ajuda, provendo, livrando e consolando.

Seguir essa receita fará o medo perder sua força sobre mim: “Não temerei perigo algum, pois tu estás comigo” (Sl 23.4b), declarou Davi. Não permita que a avareza escravize você.

Receita de saúde espiritual: fim da avareza e pleno contentamento com a presença do Senhor em nossa vida.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
MARKUS, Sérgio Vilmar, Panambi/RS Desapego. [S.I.] 2024.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 17 de fevereiro de 2024.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida