Aqui - Presente Diário 7Mar2024

Referência Bíbilica

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. [...]

Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada.
Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles".
Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo
e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. "
Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma".
Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.
O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa".
Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus.
Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: "O que você está fazendo aqui, Elias? "
Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".
O Senhor lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar". Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto.
Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.
Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: "O que você está fazendo aqui, Elias? "
Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".
O Senhor lhe disse: "Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria.
Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta.
Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú.
No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram".

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?
1 Reis 19:1-18 Salmos 139:7

Palavra Resumida

Existe uma percepção na vida que renova nossas esperanças, remove a nossa solidão e nos guia por um caminho de serenidade: saber que Deus está aqui. Aqui onde?, você pode pensar. Os textos bíblicos de hoje explicam.

No texto do livro dos Reis, o rei Acabe conta para sua esposa Jezabel que o profeta Elias havia matado os profetas de Baal, e isso causou a ira da rainha.

Elias já havia presenciado outras manifestações do poder de Deus, como ser sustentado no deserto por corvos e ver a multiplicação de farinha e óleo na casa da viúva de Sarepta. Mas saber que Jezabel queria sua morte abalou o profeta.

Elias passa por uma gama de sensações que o levam a ações contrárias à sua fé: medo, fuga, solidão e desejo de morrer. Ele se vê como um fracassado e pede a Deus para tirar sua vida.

O interessante é que, nessa situação, Elias se esquece de todas as vezes que Deus esteve com ele e já fizeram milagres por meio dele.

O profeta então foge para uma caverna, mas, antes de falar sobre o que aconteceu ali, vale mencionar o versículo destacado: existe algum lugar em que podemos nos esconder de Deus? Há como fugir da sua presença? O próprio salmista responde que não tem como.

Seguimos com a história de Elias: quando ele se encontra no fundo do poço, em estado depressivo e fugindo dos problemas, Deus chega para ele e diz: “O que você está fazendo aqui?”. Ele não diz “aí” ou “lá”, mas “aqui”, e com isso afirma que também estava naquele lugar.

É como se Deus dissesse: “Elias, eu estou com você. Você está mal, desesperançoso e em pecado pela falta de fé, mas eu estou aqui com você”.

Se posso reanimar a sua esperança e ajudá-lo a ter uma percepção de fé mais sensível e apurada, lembre-se do texto de um cântico antigo: “Deus está aqui, tão certo como o ar que eu respiro, como o amanhã que se levanta, como eu te falo e podes me ouvir”.

Deus está “aqui” com você, independentemente da “caverna” na qual você tenha se escondido.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
ALMEIDA, Gabriel de Araújo, Ouro Branco/MG Aqui. [S.I.] 2024.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 7 de março de 2024.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida