Dignidade - Presente Diário 24Mar2024

ferência Bíbilica
Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler. [...]

Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler.
Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito:
"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos
e proclamar o ano da graça do Senhor".
Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. Na sinagoga todos tinham os olhos fitos nele;
e ele começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir".
Todos falavam bem dele, e estavam admirados com as palavras de graça que saíam de seus lábios. Mas perguntavam: "Não é este o filho de José? "
Jesus lhes disse: "É claro que vocês me citarão este provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo! ’ Faze aqui em tua terra o que ouvimos que fizeste em Cafarnaum".
Continuou ele: "Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra.
Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra.
Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom.
Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado: somente Naamã, o sírio".
Todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos quando ouviram isso.
Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo.
Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se.

Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça.
Lucas 4:16-30 1 Pedro 2:23

Palavra Resumida

Jesus caminhava pelas estradas poeirentas da Palestina realizando sinais miraculosos, que comprovavam que ele era o tão aguardado Messias, e de seus lábios fluíam palavras de graça como jamais se tinha ouvido.

Isso era chocante para aquela gente de Nazaré, que o conhecia desde criança como filho de um humilde carpinteiro. Mentes fechadas eram incapazes de reconhecer a glória de quem estava diante deles.

Confrontados perante o Filho de Deus, muitos ficaram furiosos e, com o coração endurecido, queriam matá-lo. Ao reler esse texto, fico espantado com a reação de Jesus: em vez de agir com autoridade, não respondeu, não levantou a voz, nem tão pouco chamou fogo do céu para consumir aquela gente incrédula.

Apenas, com toda dignidade, passou pelo meio da turma enfurecida e saiu. Eu não estava ali, mas acredito que os homens de Nazaré devem ter ficado vermelhos de raiva, com o coração acelerado, olhos injetados e músculos tensos.

Vem ao meu coração o que Jesus disse: “Aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração, e terão descanso para as suas almas” (Mt 11.29). Mansidão e humildade são atitudes que precisam estar no fundo do coração.

O coração humano não é, naturalmente, manso e humilde – e por isso nos falta descanso para a alma! Mansidão é a capacidade de abrir mão dos direitos. Humildade é não colocar os direitos em elevada posição.

Jesus tinha todo o direito de ser respeitado e adorado, como Deus que era e é. Mas na leitura de hoje encontramos o Senhor agindo como descrito no versículo em destaque: mansidão e humildade eram evidentes no seu cotidiano.

Muita gente fica atônita quando lê na Bíblia que Jesus ofereceu a outra face (Lc 6.29), mas ao entender quem ele é, isso faz todo sentido! Precisamos aprender com o Senhor a mansidão e a humildade, e pedir poder do Espírito Santo para agir como ele.

Aprendamos com Jesus: um coração manso e humilde proporciona a dignidade necessária para superar todas as ofensas.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
JÚNIOR, Miguel Herrera, Bragança Paulista/SP Dignidade. [S.I.] 2024.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 24 de março de 2024.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida