Desafio espiritual - Presente Diário 31Mai2024

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilação. [...]

Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade. Tenho confiado no Senhor, sem vacilação.
Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente;
pois o teu amor está sempre diante de mim, e continuamente sigo a tua verdade.
Não me associo com homens falsos, nem ando com hipócritas;
detesto o ajuntamento dos malfeitores, e não me assento com os ímpios.
Lavo as mãos na inocência, e do teu altar, Senhor, me aproximo
cantando hinos de gratidão e falando de todas as tuas maravilhas.
Eu amo, Senhor, o lugar da tua habitação, onde a tua glória habita.
Não me dês o destino dos pecadores, nem o fim dos assassinos;
suas mãos executam planos perversos, praticam suborno abertamente.
Mas eu vivo com integridade; livra-me e tem misericórdia de mim.
Os meus pés estão firmes na retidão; na grande assembléia bendirei o Senhor.

Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente;
Salmos 26:1-12 Salmos 26:2

Palavra Resumida

Fiquei imaginando se, em uma comunidade genuinamente cristã, todos pedissem a Deus o que o autor pede no verso-chave. Sabemos que mente e coração devem andar juntos. Todos conhecemos o texto: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Pv 4.23).

Logicamente, podemos esperar que essa comunidade será uma comunidade pacífica, se esse for o objetivo de todos aqueles que a ela pertencem. Depois de ter andado em integridade, o salmista pede a opinião do Senhor sobre seu andar, e o verso seguinte permanece também no mesmo objetivo.

Ter a fidelidade ao Senhor diante dos olhos é o alvo perfeito que agrada muitíssimo a Deus. Além disso, o salmista descreve seus relacionamentos pessoais e vai adorar ao Senhor em inocência de espírito, entoando o louvor em voz alta.

Isso é agradável a Deus: poder louvar o seu nome, com os mais queridos hinos, a qualquer hora, pois a presença do Senhor é contínua. Lembremos que a glória do Senhor independe de tempo e lugar, como Jesus prometeu à mulher samaritana (Jo 4.21-24).

O salmista afirma algo que é a forma como muitos vivem hoje: “suas mãos executam planos perversos, praticam suborno abertamente” (v.10), mas diante de Deus, devemos ser exceção. Devemos agir como Jó, um homem temente ao Senhor, que suportou todo o seu sofrimento por causa da sua integridade e fidelidade ao Senhor.

O salmo termina mostrando como deverá ser o ambiente de nossos cultos ao Senhor: “na grande assembleia bendirei o Senhor”.

Nossa celebração dominical deve ser um reflexo da nossa semana – com gratidão e adoração, ou quem sabe, até com súplicas diante do Senhor, caso contrário, será mera formalidade. Vale a pena viver durante toda a semana o que esse salmo proclama, e cada domingo será inesquecível.

Peça a Deus que sonde o seu coração. Sua vida e seu culto ao Senhor nunca mais serão os mesmos.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
THÉ Manoel de Jesus, São Paulo/SP Desafio espiritual. [S.I.] 2024.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 31 de maio de 2024.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida