Não há mais culpa - Presente Diário 11Jun2024

Leitura Bíblica: Versículo Chave:
Livra-me de todas as minhas transgressões; não faças de mim um motivo de zombaria dos tolos. [...]

Livra-me de todas as minhas transgressões; não faças de mim um motivo de zombaria dos tolos.
Estou calado! Não posso abrir a boca, pois tu mesmo fizeste isso.
Afasta de mim o teu açoite; fui vencido pelo golpe da tua mão.
Tu repreendes e disciplinas o homem por causa do seu pecado; como traça destróis o que ele mais valoriza; de fato, o homem não passa de um sopro. Pausa
Ouve a minha oração, Senhor; escuta o meu grito de socorro; não sejas indiferente ao meu lamento. Pois sou para ti um estrangeiro, como foram todos os meus antepassados.
Desvia de mim os teus olhos, para que eu volte a ter alegria, antes que eu me vá e deixe de existir.

Desvia de mim os teus olhos, para que eu volte a ter alegria, antes que eu me vá e deixe de existir.
Salmos 39:8-13 Salmos 39:13

Palavra Resumida

A culpa tem sido um dos grandes motivos do sofrimento do ser humano. Ela é um instrumento da graça divina para nos conduzir à cura; portanto, num primeiro momento, tem uma função terapêutica.

O problema é que, quando negligenciamos essa função, damos sequência à nossa vida como se nada tivesse acontecido. Numa linguagem popular, endurecemos o coração, ou por meio de expedientes impróprios, disfarces e dissimulações, empurramos o problema para “debaixo do tapete”.

Também pode acontecer, depois de usar sua função de cura, ao confessar o pecado, não aceitarmos o perdão de Deus pela fé, e permanecermos com a mesma culpa, que pode se transformar numa doença física e causar muitos males.

Davi inicia seu diálogo com Deus com uma forte disposição para não pecar: “Eu disse: Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras” (v.1a). No entanto, isso é impossível.

Ele tem consciência da culpa: “Livra-me de todas as minhas transgressões”; “Tu repreendes e disciplinas o homem por causa do seu pecado”; “Desvia de mim os teus olhos” (vs.8a, 11a e 13a).

Essa é uma verdade cristalina no Antigo e no Novo Testamento. Paulo escreveu: “Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”; “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3.12, 23).

Davi, mesmo vivendo sob a Lei, no Antigo Testamento, e sendo um pecador absolutamente consciente, é o servo de Deus. Ao viver sob a Lei, ele vislumbra um caminho de graça, afirmando e lançando mão dela para livrar-se da culpa.

Ele aponta para este caminho maravilhoso ao afirmar: “Minha esperança está em ti”; “Livra-me de todas as minhas transgressões” e “Ouve a minha oração, Senhor” (vs.7b, 8a, 12a). Ele antecipa a graça por meio da confissão.

Confie no amor de Deus revelado em Jesus, que levou sobre si a nossa culpa, e diga: “Ouve a minha oração”.

Reserve alguns minutos para meditar na Palavra de Deus e seja abençoado!
Deus abençoe você e sua família!

Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook |  Instagram |  Tweeter |  VK |  Reddit |  Youtube
Confira também nossos Blogs:
Blogger |  Tumblr |  Medium

WIKIHOW.
BERTUNE Genevaldo Edino de Souza, Jundiaí/SP Não há mais culpa. [S.I.] 2024.
Disponível em Presente Diário, Rádio Trans Mundial.
Acesso em: 11 de junho de 2024.

0/Postar um comentário/Comentários

Deixe-nos seu comentário, nosso desejo é que o conteúdo deste blog produza em sua vida renovo, transformação e crescimento espiritual para a glória e honra do Nosso Deus.
Equipe Projeto Vida